PUBLICIDADE

Trombose exige atenção para evitar complicações graves

22 mai 2019 - 07h07
Compartilhar
Exibir comentários

Doença que pode acarretar graves complicações, a trombose ocorre com a formação de coágulo sanguíneo em uma ou mais veias das pernas e das coxas, bloqueando o fluxo e causando dor vermelhidão e inchaço. O problema fica ainda maior quando o coágulo se desprende e começa a se movimentar pela corrente sanguínea. Este processo é conhecido como embolia, responsável por provocar lesões muito sérias.

A doença é grave e exige atenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 120 mil casos são registrados por ano. Para evitar complicações severas, diagnóstico rápido e, consequentemente, tratamento são fundamentais.

Classificação

A trombose é classificada como aguda ou crônica. No primeiro caso, o próprio corpo pode solucionar naturalmente o problema, criando mecanismos para dissolver os coágulos. Já o segundo acontece quando a estrutura da veia é destruída por causa das sequelas provocadas durante o processo de dissolução do coágulo natural.

Com o retorno do sangue prejudicado, a região afetada apresenta inchaço, varizes, feridas, escurecimento e endurecimento da pele.

Causas e prevenção

É possível sim evitar a trombose, já que muitas causas e fatores de risco são evitáveis. Por isso, procurar um médico e fazer exames regularmente são fundamentais para a saúde.

Entre as principais causas estão: tabagismo, obesidade, uso de anticoncepcionais; tratamento hormonal; hereditariedade; varizes, permanecer sentado ou deitado por muito tempo; insuficiência cardíaca; tumores malignos; idade avançada, entre outras.

Dessa forma, é muito importante mudar o estilo de vida, abandonando hábitos prejudiciais para a saúde e mantendo uma alimentação equilibrada, associada à prática periódica de atividade física. Fique de olho também constantemente na balança.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade