Tratamento contra colesterol previne doença periodontal

Estudo sugere que a substância pode garantir uma proteção adicional para a saúde bucal

19 mai 2017
08h00
atualizado às 11h34
  • separator
  • comentários

Quem toma estatinas, nome dado ao grupo de medicamentos que ajudam a reduzir o colesterol, pode estar sendo beneficiado duplamente. De acordo com um estudo finlandês, essa substância pode garantir uma proteção adicional para a saúde periodontal.

Foto: Shutterstock

Os pesquisadores acompanharam o tratamento contra doença periodontal avançada de 100 pacientes com idade igual ou superior a 40 anos, em uma clínica dentária universitária, no Centro de Saúde de Helsinski, capital finlandesa.

Quem estava sendo medicado com estatinas apresentou 37% menos bolsas periodontais e 43% menos inflamação geral, em comparação com os participantes que não tomaram o medicamento. Entre os participantes não fumantes que receberam o tratamento contra colesterol, o índice de inflamação foi 64% menor.

Outra conclusão da pesquisa é que a doença periodontal também pode contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares, ao aumentar a carga inflamatória no corpo. De acordo com os pesquisadores, a publicação do estudo pode incentivar novas abordagens terapêuticas para o tratamento da doença periodontal.

Doenças periodontais
As doenças periodontais são caracterizadas por uma infecção dos tecidos que suportam o dente. Afetando apenas a gengiva, a gengivite é a forma mais leve e reversível da infecção. Mas fique atento. Se não tratada, ela pode levar às formas mais graves e destrutivas da doença, chamadas de periodontites

FF

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade