Saúde bucal das mulheres é mais frágil que a dos homens. Saiba por quê!
O motivo são as alterações hormonais que elas sofrem ao longo da vida devido a questões reprodutivas
Indivíduos que apresentam os mesmos cuidados com a boca podem ter resultados diferentes dependendo do seu gênero. Pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos mostraram, por exemplo, que as mulheres têm mais problemas bucais do que os homens.
O motivo são as alterações hormonais que elas sofrem ao longo da vida devido a questões reprodutivas e que deixam a cavidade oral mais suscetível a diversos problemas. Entretanto, as diferenças também se dão em nível anatômico. A seguir, contamos os quatro motivos que fazem com que o sorriso de homens e mulheres apresentem diferenças:
Anatomia
O diâmetro dos dentes de um homem é maior que o de uma mulher. A língua deles também é, via de regra, maior do que a delas.
Estresse
A incorporação das mulheres no mercado de trabalho, somada à função materna, aumentou o número de mulheres que sofrem de estresse, condição que aumenta a incidência de cáries e outras doenças bucais.
Mudanças hormonais
As variações hormonais ao longo da vida afetam mais as mulheres do que os homens. Gravidez e menopausa são períodos que enfraquecem a saúde bucal e, portanto, o cuidado deve ser redobrado.
Idade
A diferença nos problemas de saúde entre homens e mulheres se alarga à medida que envelhecemos. As mulheres mais velhas são mais propensas à perda de dentes do que os homens.