PUBLICIDADE

Cárie de mamadeira existe? Entenda como proteger a saúde bucal do seu bebê

Quando não se faz a higiene bucal da criança após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açúcares acabam ocasionando a cárie

16 jan 2023 - 10h00
Compartilhar
Lavar a mamadeira é o primeiro passo para manter os dentes do seu bebê saudáveis
Lavar a mamadeira é o primeiro passo para manter os dentes do seu bebê saudáveis
Foto: Pexels

Os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados, pois, caso não haja a higienização adequada, eles podem ser atingidos pela cárie de acometimento precoce, mais conhecida popularmente como a cárie de mamadeira.

O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal. O primeiro deles é a frequência com que a criança toma a mamadeira - muitas chegam a tomar até os 4 anos de idade. 

Quando a higiene bucal da criança após a mamada não é feita adequadamente, as bactérias grudam nos dentes e os açúcares acabam ocasionando a desmineralização, formando a cárie. Veja, abaixo, como evitar o problema.

Esterilize a mamadeira

Lavar a mamadeira é o primeiro passo para manter os dentes do seu bebê saudáveis. Procure comprar mamadeiras livres de Bisfenol A (BPA), pois essa substância está associada a problemas de desenvolvimento em crianças, e as esterilize adequadamente antes de dar ao bebê. 

O processo pode ser feito fervendo-as em água, usando um esterilizador a vapor e até usando um vaporizador elétrico para matar as bactérias que poderiam deixar seu bebê doente.O ideal é esterilizar as mamadeiras uma vez por semana para evitar o acúmulo de bactérias.

Elimine o açúcar

Evite dar mamadeira ao bebê na hora da soneca ou de dormir, e não permita que ele fique andando com ela na boca. Para que seu bebê tenha um começo de vida saudável, limite ou elimine sucos artificiais e outras bebidas com açúcar; o leite materno e fórmulas infantis ainda são as melhores opções nesse estágio de desenvolvimento. Evite o uso de chupetas ou o compartilhamento de utensílios, pois eles podem transmitir bactérias para o seu filho e causar cárie.

Limpe a gengiva do bebê

Seu bebê pode não ter dentes ainda, mas mesmo assim, sua gengiva precisa de cuidados especiais. A cárie da primeira infância é muito comum nos dentes anteriores superiores e inferiores. Esses dentes são vitais para a alimentação e a fala, então, quanto mais cedo o seu filho iniciar a rotina de escovação, menores serão as chances de a mamadeira causar problemas dentários ou de fala mais tarde. Use um pano limpo ou uma gaze para limpar a gengiva do bebê após cada mamada. Assim que os incisivos nascerem - já aos 6 meses de idade, você pode começar a usar uma escova de dente infantil e escovar suavemente com uma pequena quantidade, do tamanho de um grão de arroz, de creme dental com flúor. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade