PUBLICIDADE

Calor vem aí! Cerveja causa mau hálito? Descubra!

A sensação de refrescância pode até ser prazerosa, mas como fica a saúde bucal?

14 set 2021 16h00
Publicidade
Foto: Pexels

Ao que tudo indica, as baixas temperaturas ficaram no passado e esse calorzinho que se aproxima aumenta a vontade de tomar uma cervejinha no fim do dia. A sensação de refrescância pode até ser prazerosa, mas como fica a saúde bucal? Será que um chopinho inofensivo pode causar mau hálito?

Não é novidade que os alimentos açucarados e o ácido dos sucos de fruta não trazem nem um benefício aos dentes. Mas os dentistas alertam também para outra fonte oculta de danos à saúde bucal: o álcool.

O problema maior está nas bebidas ácidas, como vinho, frutas e café, pois elas ressecam a boca sugam o cálcio dos dentes e causam mau hálito, além de estarem associado a um maior risco de câncer de boca. Cervejas cítricas, como as de estilo sour, podem desencadear o problema.

Quando se coloca algo ácido na boca, a camada protetora de cálcio que fica na superfície dos dentes começa a se dissolver. Isso porque o ácido amolece o esmalte e enfraquece a sua estrutura. Quando o esmalte é desgastado, os nervos podem ficar mais expostos, o que causa sensibilidade e dor. A maioria das bebidas alcoólicas são extremamente ácidas. Uma dica é enxaguar a boca depois de alguns copos.

Manchas e dor
O desgaste do esmalte expõe a dentina, que é mais escura e amarela. Por isso, tomar muita bebida escura, como as cervejas stouts, pode piorar ainda mais este quadro. Se o seu dente é manchado, você pode resolver isso com a escovação, mas não escovando demais, senão pode acabar tirando ainda mais o esmalte. Se o quadro estiver grave, procure um especialista ou faça um clareamento com um profissional.

Depois de beber, espere pelo menos uma hora e meia antes de escovar os dentes, pois isso irá permitir que a superfície de esmalte endureça e não seja desgastada na hora da escovação.

Fonte: Equipe portal
Publicidade