Escova ou raspador? Saiba qual é melhor para limpar a língua

Descubra qual acessório é melhor para manter a língua devidamente limpa

29 mar 2017
14h27
atualizado às 16h00

Sabe aquela camada esbranquiçada que sempre está sobre a sua língua quando você acorda pela manhã? O nome dela é saburra lingual.

Essa secreção é composta de restos de alimentos, células da mucosa bucal e bactérias naturais da boca. Ela ocorre quando as bactérias se alimentam dos restos de comida e provocam uma fermentação que libera um gás mal cheiroso. Em outras palavras, a saburra lingual é um dos principais causadores de mau hálito.

É por isso que uma das orientações clássicas dos dentistas é: escove a língua! Mas, o avanço da tecnologia fez com que outro acessório fosse criado para nos auxiliar na remoção da saburra, o raspador lingual.

Qual seria o item mais eficiente? Raspador ou escova? Profissionais alegam quem ambos possuem o mesmo efeito na higienização, mas recomendam o raspador pois ele alcança uma área maior da língua com mais facilidade.

Caso prefira a escova opte por modelos de cabeça menor, assim as chances de sentir ânsia diminuem.
Caso prefira a escova opte por modelos de cabeça menor, assim as chances de sentir ânsia diminuem.
Foto: Voyagerix / Shuttestock

Lembre-se de não utilizar nenhum dos acessórios com muita força, pois pode machucar a língua. Independente da sua escolha, o importante é manter a boca completamente higienizada e saudável.

FF

compartilhe

publicidade
publicidade