Confira cinco sintomas que exigem a consulta a um dentista

Até mesmo sinais comuns, como sensibilidade e sangramento, podem ser reflexos de problemas mais graves

28 abr 2017
08h00
  • separator
  • comentários

Para realizar o acompanhamento da saúde bucal, a regra número um entre os especialistas é sempre a mesma: visite um dentista regularmente. O recomendável é frequentar o consultório ao menos uma vez a cada seis meses.

Mas além de realizar o tratamento preventivo por meio de consultas periódicas, é preciso ficar atento a alguns sintomas que podem exigir uma intervenção em caráter de urgência. Até mesmo problemas e sensações comuns, como sensibilidade e sangramentos, podem camuflar problemas mais graves se ignorados.

Foto: AXL / Shutterstock.com

O principal sinal de que é necessário procurar atendimento é a dor de dente. A cárie é a causa mais comum desse problema, que pode se tornar mais intenso à medida que o nervo do dente fica mais exposto.

Mesmo sendo relativamente comum, a sensibilidade dentária também é um sintoma que não deve ser ignorado. Sentir dor ao ingerir bebidas quentes ou geladas podem ser resultado de cáries, doenças nas gengivas, dentes fraturados, esmalte desgastado e até de raiz exposta. Por isso, pessoas com dentes hipersensíveis precisam ficar atentas e fazer um acompanhamento para certificar-se de que o grau de sensibilidade não está aumentando.

Outro fator que precisa ser investigado é o sangramento, que pode ser causado pelo excesso de força na escovação, mas também pode indicar, desde próteses móveis mal ajustadas, até traumas, gengivite, distúrbios hemorrágicos e doenças como a leucemia ou escorbuto. Procure ajuda caso o sangramento ocorra por mais de dois ou três dias.

Sintomas mais graves

Fique atento a alguns problemas mais severos. Causado por infecções bacterianas, o abscesso é o acúmulo de pus e geralmente se concentra em torno da raiz do dente. Para tratar a complicação, é preciso drenar o pus e fazer uma limpeza, desinfetando a área. Quando o caso é grave, a extração do dente pode ser a única opção.

Outro tipo de caso grave é a fratura dentária, que pode ser diagnosticada quando o paciente relata dores localizadas. Sentir um incômodo forte ao mastigar e ao consumir bebidas muito quentes ou muito frias também são sintomas comuns de dentes fraturados ou trincados.

FF

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade