Confira 10 alimentos que fazem bem para dentes e gengivas

Para ter uma boa saúde bucal, é importante incluir alguns produtos em sua dieta

2 jun 2017
08h00

Você já ouviu que “somos aquilo que comemos”? Essa frase popular, dita por muitos profissionais da área de saúde, tem o objetivo de conscientizar as pessoas a serem mais  responsáveis na hora de escolher o que comer em cada refeição.

Mas se engana quem acredita que ela é válida apenas para manter a boa forma. Os alimentos são necessários para diversas funções fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo, incluindo a saúde bucal! Para ter dentes e gengivas fortes e saudáveis, é preciso adotar uma alimentação adequada, rica em nutrientes importantes.

Veja 10 alimentos que ajudam a ter uma boa saúde bucal:

Leite: além de ser uma rica fonte de cálcio, o leite possui proteínas, vitaminas, fósforo e ácido láctico, fundamentais para ter ossos fortes e saudáveis. Já em relação à saúde bucal, ele auxilia na formação e desenvolvimento dos dentes, que também necessitam de cálcio, e os protege das substâncias mais ácidas, evitando a erosão dentária.

Queijos: esses alimentos também são ricos em cálcio, mas o maior benefício está em uma proteína presente na gordura. Ela age no esmalte do dente, impedindo a aderência de bactérias intrusas. Ao consumi-la, diminui-se a chance de formação da placa bacteriana e do surgimento de cáries.

Fibras: além dos benefícios na digestão, o consumo de alimentos ricos em fibras ajuda na limpeza nos dentes, evitando a formação de placa bacteriana. Alguns cereais, como a aveia e a granola, são ótimas fontes de fibras. Mas as frutas também são ótimas opções. Consuma ameixa, mamão, figo e pêssego.

Castanha-do-pará: esse aperitivo cria um tipo de barreira que protege os dentes das bactérias. Esse benefício já até foi cientificamente comprovado. Pesquisadores acrescentaram óleo da castanha em cremes dentais para verificar sua eficácia.

Passas: as uvas passas sem sementes previnem bactérias que provocam cáries e doenças periodontais. Além disso, esse é outro alimento que também ajuda a proteger os dentes do acúmulo de placa bacteriana.

Foto: VGstockstudio / Shutterstock.com

Pepino: sorte que esse é o quarto mais cultivado do mundo… O pepino estimula a produção de saliva, indispensável para a higiene bucal. Por isso, ele ajuda na limpaza natural dos dentes, diminuindo as bactérias.

Vitamina C: o consumo moderado dessa vitamina proporciona excelentes benefícios a saúde. Além de aumentar a imunidade, a vitamina C é um antioxidante poderoso que ajuda a tornar as gengivas mais fortes e saudáveis. Porém, é bom evitar o consumo excessivo de alimentos muito ácidos, como laranja e abacaxi, que podem prejudicar o esmalte dos dentes.

Vitamina D: os fãs de peixes como salmão, sardinha e atum podem comemorar. Esses alimentos são ricos em vitamina D, um grupo de compostos lipossolúveis que promovem a absorção do cálcio nos dentes e ossos. O iogurte, a manteiga e os cogumelos também são boas fontes de vitamina D.

Chiclete sem açúcar: o ato de mascar chiclete estimula a produção de saliva. Esse fluido é importante porque elimina bactérias que tentam aderir nos dentes. Mas não esqueça de optar pelos produtos sem açúcar. Fique atento ao rótulo da embalagem do chiclete e procure a palavra xilitol. Esse é o nome dado ao adoçante natural mais recomendado pelos dentistas.

Água: essencial para um bom funcionamento do organismo, a água também é determinante para a higiene bucal. Ela ajuda na produção de saliva, elimina os restinhos de alimentos que sobraram após as refeições e mantém o corpo e a boca hidratados. Motivos não faltam para ingerir esse líquido todos os dias!

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade