Meu pet tem mau hálito: como tratar?

Ao contrário do que se imagina, o mau hálito em cachorros não é normal

18 jan 2021
16h00
  • separator
Foto: Pexels

Que todo mundo ama seu pet, disso não temos dúvida. No entanto, nem sempre é fácil lidar com o bafinho deles. Ao contrário do que se imagina, o mau hálito em cachorros não é normal e pode ser o primeiro indício de que algo não vai bem na boca ou com a saúde deles.

Uma das causas mais comuns do mau hálito em cachorros e gatos é a falta de escovação dos dentes. Ao longo do dia, ao comer rações e petisquinhos próprios para animais, é comum acumular restos desses alimentos na boca. Com o tempo, esses resíduos calcificam e formam o tártaro, deixando o hálito com um cheiro ainda mais forte.

Veja, abaixo, algumas dicas de tratamento caseiros para combater o mau hálito em cachorros e gatos. E lembre-se de levar com frequência seu pet so veterinário!

Limpeza regular
A melhor forma de prevenir que os pets tenham problemas bucais é limpando os dentes deles todos os dias com escova e creme dental caninos. Importante: é preciso que sejam específicos para animais, já que eles não sabem cuspir e acabam engolindo.

Petiscos
Para complementar a higiene, ofereça petiscos, alimentos e brinquedos para seu bicho roer. Ah, e que sejam indicados por um médico veterinário. Existem alguns especiais que auxiliam na limpeza dos dentes e das gengivas, com a finalidade de prevenir o acúmulo de resíduos e, consequentemente, o tártaro.

Limpeza periódica
Se o animal não permitir a escovação dos dentes, é recomendada uma limpeza periódica em clínicas veterinárias para que não chegue ao ponto crítico.

Visite o veterinário
Se o cachorro já estiver com tártaro, o tratamento deve ser feito com um profissional especializado e de confiança. A limpeza do tártaro, em todos os dentes, geralmente realizada com uma raspagem, só pode ser feita por um veterinário após uma anestesia geral. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade