Saúde bucal no pré-natal? Especialista revela a importância

Especialista ainda explica qual é o momento certo para começar a higiene bucal nos pequenos

24 jul 2019
10h00

Continuando nossa conversa com a Dra. Tania Regina Chiarizzi, ampliamos os cuidados que devemos ter com nossos filhos para qual atenção uma gestante deve ter com sua saúde bucal. Confira:

 

1) Qual é a importância da saúde bucal no pré-natal?

A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher. Na gravidez, acontece uma grande variação hormonal que acarreta a falta de salivação e gengivite. 

Os enjoos matinais podem dificultar a higiene bucal o que podem aumentar o risco da cárie e doenças gengivais. Algumas complicações na boca como periodontite podem acarretar no nascimento prematuro do bebê.

Os primeiros 1.000 dias de vida que compreendem desde o momento da concepção até os 2 anos da criança, são essências para o crescimento e desenvolvimento infantil sendo, portanto, um período próprio para formações de hábitos saudáveis que irão influenciar o futuro bebê.

Foto: Livre

 

2) É possível uma cárie do dente de leite passar para o permanente?

A literatura evidencia que crianças com cárie precoce na infância (0 a 6 anos) possuem maior risco de desenvolvimento de cárie no futuro (dente permanente).

A presença de cárie no dente de leite é considerada um dos fatores de risco para cárie no dente permanente.

 

3) Qual é a idade certa para iniciar a escovação e os bons hábitos de higiene bucal? Existe uma idade recomendada para o início da ingestão de açúcar ou refrigerante?

Por volta de 6 meses os primeiros dentinhos nascem, antes disso você já pode limpar a gengiva com uma gase. Nos primeiros dentinhos pode ser usada a dedeira.

Depois passar para as escovas indicadas para a idade. Bons hábitos se formam muito cedo, e os trabalhos mostram que os 2 primeiros anos são muito importantes. Como uma “janela de oportunidades”.

Açúcar ou refrigerante o mais tarde possível.

______________________________________________________________________________________________________________


"Sempre me interessei pelos trabalhos que relacionam a informação dos pais e seu reflexo na saúde bucal de seus filhos e a integração de fonoaudiólogos, psicólogos, médicos pediatras, escolas e revistas especializadas como parte dessas informações.

Aliado a esse interesse e filosofia mantenho um consultório ativo para gestantes, bebês, crianças e adolescentes, sempre tendo como base de trabalho a motivação e a educação tanto dos pais como das crianças. Essa é a base da Odontologia preventiva, aliada a tecnologia disponível para a desmistificação de traumas dos pais em relação à Odontologia, devido ao meu interesse em Odontologia para bebes, deixo minha tese de mestrado.

Essa preocupação com a informação sempre foi a base de meus trabalhos de pesquisa. Dessa forma possuo uma base muito sólida para identificar as ansiedades dos pais e procurar fazer estudos constantes, mantendo essa especialidade como a elite da Odontologia".

Dra. Tania Regina Chiarizzi 
Especialista e mestre em odontopediatria

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade