Você sabia que a causa da sinusite pode estar na boca?

5 set 2017
11h00

A sinusite, patologia caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios da face, é uma doença muito comum e que afeta grande parte da população infantil e adulta. Todo mundo sabe que ela pode ser causada por gripes ou resfriados mal curados. Mas você sabia que a origem dessa inflamação pode estar na boca?

Foto: Shutterstock.com

Para explicar esta questão é preciso entender um pouco mais sobre a anatomia da região. Existe um contato muito próximo entre os dentes e os seios da face, já que os dentes superiores se apoiam no osso maxilar, e esse osso forma o chamado seio maxilar.

Este seio produz uma secreção que lubrifica seu interior e evita a infecção, escoando esta secreção para o nariz e faringe. A infecção normalmente se origina quando há uma interrupção deste fluxo natural da secreção dos seios da face devido a inflamações. E isso pode ocorrer por um problema na boca.

“A sinusite de origem odontogênica ocorre quando há uma infecção em determinada região da boca que possa ser transmitida para o seio com facilidade, devido à comunicação que existe entre estas duas regiões”, explica a dentista Alma Godinez, presidente da Associação Dental Mexicana.

De acordo com a especialista, a sinusite odontogência ocorre quando os dentes se encontram em mau estado de higiene, ou após determinados procedimentos cirúrgicos, como a colocação indevida de implantes dentais.

Para tratar a sinusite de origem dental, o primeiro passo é ter um diagnóstico correto da origem da inflamação.

“Muitas vezes os pacientes demoram anos para descobrir a causa da sinusite porque os clínicos gerais e otorrinos não conseguem determiná-la quando a origem é na boca. Em casos como esse, o recomendável é consultar um dentista para avaliar a possibilidade de que disfunções bucais possam estar causando o problema”, finaliza a especialista.

Fonte: FF

compartilhe

publicidade
publicidade