Aproveite no Natal: vinho tinto previne cáries

A bebida conhecida por manchar os dentes pode ajudar também

24 dez 2018
08h00

Os polifenóis do vinho tinto são capazes de reduzir o efeito de bactérias ruins que grudam nos dentes e gengivas, sendo responsáveis por cáries e outras doenças. A pesquisa foi feita na Espanha e publicada no Journal of Agricultural and Food Chems.

As doenças dentárias, de acordo com os pesquisadores, são extremamente comuns no mundo todo. As cáries, doenças na gengiva e perda dentária afetam um número estimado de 60% a 90% da população mundial. Os problemas, segundo os especialistas, começam quando certas bactérias na boca se reúnem e formam biofilmes, comunidades difíceis de matar. Eles formam placa e produzem ácido, que começa a danificar os dentes. Mesmo com o uso de flúor e escovação adequada, os efeitos são limitados.

Foto: Livre

 

Victoria Moreno-Arribas, do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha, e sua equipe fizeram uma experiência laboratorial com diversos líquidos para testar o combate a cáries. O vinho tinto, com ou sem álcool, com extrato de semente de uva se mostraram mais eficazes em se livrarem das bactérias. As informações são do Daily Mail.

Fonte: FF
publicidade