Alho: amigo dos dentes, inimigo do hálito

14 nov 2017
11h00

Um sorriso bonito não depende só dos hábitos de higiene bucal, mas também dos cuidados que temos com a alimentação e com a saúde. É por meio de vitaminas, minerais e do equilíbrio do organismo que nossos dentes ficam mais fortes e brilhantes.

Foto: Shutterstock.com

Quando relacionamos a alimentação com a saúde bucal, de imediato já deixamos algumas comidas e temperos de lado por causa dos efeitos que causam na boca. O alho é um exemplo clássico pois, apesar de complementar as refeições e dar um gostinho a mais na comida, é conhecido por deixar um forte e desagradável cheiro na boca.

Mas, você já parou para pensar que o alho pode trazer benefícios para nosso sorriso? Pois é, este alimento é conhecido não só pelo forte cheiro, mas também por suas propriedades antibacterianas. Ao consumi-lo, você ajuda a destruir as bactérias e micróbios que se alojam na boca e causam cáries.

E não para por aí! O alho ainda tem a capacidade de estimular a secreção salivar, e, consequentemente, ajudar no processo de digestão dos alimentos. Além disso, este alimento contém antioxidantes que estimulam os mecanismos de defesa do corpo contra a oxidação e que podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e a demência.

Se você deseja incluir o alho em sua dieta, o ideal é conversar com um nutricionista e com seu dentista para conhecer as melhores maneiras de consumi-lo sem prejudicar o seu hálito.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade