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Rotina de trabalho não é desculpa para sair da dieta

13 mar 2019
06h43
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É muito comum culpar a rotina de trabalho por eventuais quilinhos a mais. Faz sentido. A falta de tempo para exercícios físicos ou para uma alimentação balanceada não é mera desculpa. Mas outros fatores contribuem para o ganho de peso e, quanto a estes, dá para tomar algumas providências.

Começar em um emprego novo e ganhar quilinhos no período de adaptação é quase certo. Mas ter a própria rotina faz diferença na balança. É normal se adaptar a rotinas de colegas que podem ser inadequadas ao nosso perfil.

Sugestão

Sendo assim, o certo é montar sua própria rotina com horários de forma a sentir-se confortável. Se lanches e cafezinhos com brigadeiros não fazem parte da sua rotina, não há motivos para ceder.

Nas reuniões de trabalho, as tentações são grandes. Uma mesa de café, com lanches, sucos e doces pode ser bem convidativa ? mas é, também, traiçoeira. O jeito é não ter essas delícias ao alcance. E aí entra a colaboração dos colegas. Podem ser outras delícias. Saudáveis.

Beba água

É normal muito tempo em frente ao computador e nada de levantar para pegar água no bebedouro da firma. Acontece, mesmo. Entretanto, uma garrafinha na mesa nos faz beber muito mais água do que se não a tiver ali, ao seu alcance. O ideal de consumo é entre 2 e 2,5 litros - de acordo com a necessidade de cada um.

Gaveta saudável

Ali, a seu lado, a gaveta pode ser uma fonte de guloseimas. Mas o melhor é que não seja assim. Para evitar as comidas calóricas, mantenha lanches saudáveis (castanha, damasco, frutas secas, bolacha integral) próximos a você para comer no intervalo das grandes refeições e manter o hábito de se alimentar a cada 3 horas. Atenção: jejum não emagrece e faz com que você extrapole na próxima refeição.

Se tiver que dar uma voltinha e acompanhar os amigos, isso não é problema. Carregue o seu lanche saudável para onde for.

Estadão

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