PUBLICIDADE

Quer ganhar massa muscular? 5 erros que você deve evitar

Treinador revela como algumas atitudes simples podem prejudicar o seu desenvolvimento na academia

24 jun 2022 - 13h06
Ver comentários
Publicidade
Como ganhar massa muscular
Como ganhar massa muscular
Foto: Shutterstock / Sport Life

O desejo de ganhar massa muscular costuma ser comum entre as pessoas, principalmente para quem pratica algum tipo de atividade física. O objetivo, na maioria das vezes, tende a ser estético. Mas, além disso, ter um bom volume de massa magra também favorece a saúde como um todo, já que músculos saudáveis conseguem liberar diversas substâncias benéficas para o organismo.

Mas, o grande problema é que ganhar massa muscular não costuma ser tão simples assim e muitas pessoas acabam desistindo no meio do processo. Para evitar que isso ocorra, com a ajuda do treinador e assessor esportivo, Leandro Twin, separamos cinco erros que atrapalham o seu desenvolvimento muscular na academia. Confira:

5 erros do ganho de massa muscular

1. Não aquecer ou aquecer errado

"Vejo muitas pessoas fazendo um aquecimento apenas girando os braços ou algo do tipo. Isso não funciona. Para que haja o aquecimento correto você tem que ter intensidade, então, para aquecer para um treinamento de peitoral você pode começar com um supino reto com mais ou menos 50% da carga que você pegaria para ir até a falha em um treinamento de hipertrofia e fazer cerca de 15 a 20 movimentos. E sim, é bastante carga e bastante repetição, exatamente para que você consiga aquecer, liberar líquido sinovial e jogar sangue para os músculos", conta Twin.

2. Esquecer dos pontos fracos

"Vejo muitos dos meus alunos preocupados em conseguir volume muscular e está tudo bem. Mas, muitas pessoas esquecem que nem tudo que é grande é bonito. Então, sempre foque nos músculos fracos", diz.

3. Treinar fraco ou com preguiça

"Você pode treinar pesado com pouco peso. Como? Você precisa sempre levar o seu treinamento até a falha. Se você fizer um movimento mais lento, você vai colocar menos carga, mas isso para hipertrofia não parece ser muito importante", explica o especialista.

4. Não usar técnicas de treino

"Vejo algumas pessoas que simplesmente vão para a academia, fazem exercícios e não potencializam o treinamento com um rest-pause, drop-set, GVT, FST, etc. Lembre-se que tem maneiras de você não ficar tanto tempo a mais na academia e aumentar consideravelmente a intensidade dos seus treinos" ressalta o treinador.

5. Ignorar pequenas dores

"Pequenas dores acontecem, porém, pessoas ignoram. O problema é que elas somem durante o treino por conta do aquecimento do corpo mas elas continuam ali. Com treinamento pesado pode ser que nos machuquemos de verdade e tenhamos que ficar longe do treinamento. Portanto, não ignore essas pequenas dores", finaliza Twin.

Sport Life
Publicidade
Publicidade