PUBLICIDADE

Qual o melhor teste de sensibilidade alimentar

15 nov 2018 - 07h17
Compartilhar
Exibir comentários

�s vezes, certos alimentos podem fazer você se sentir mal, independentemente de serem saudáveis ??ou não. Eles podem desencadear reações de sensibilidade alimentar, como dores de cabeça, nas articulações, problemas digestivos e de pele. Pode ser complicado descobrir quais alimentos são os culpados, já que essas reações a eles podem tanto aparecer logo após a ingestão como após algumas horas. Para ajudar a identificar alimentos potencialmente problemáticos, alguns profissionais de saúde oferecem testes de sensibilidade alimentar. Três termos diferentes são comumente usados ??para reações adversas aos alimentos: alergia alimentar, sensibilidade alimentar e intolerância alimentar.

Uma verdadeira alergia alimentar é uma reação potencialmente fatal que envolve anticorpos IgE do seu sistema imune. Sensibilidades alimentares envolvem outros anticorpos e células do sistema imune, enquanto intolerâncias alimentares não envolvem o sistema imune. O padrão-ouro para identificá-las é uma dieta de eliminação, seguida por um metódico â??desafio oralâ? de experimentar os alimentos eliminados um por um após um período evitando-os. Testes de sangue baseados em células, incluindo o MRT e o ALCAT, avaliam as alterações em seus glóbulos brancos quando expostos a antígenos alimentares.

Testes que avaliam seus níveis de anticorpos IgG contra alimentos estão disponíveis sob vários nomes de marcas e podem ajudar a identificar alimentos envolvidos em sintomas como síndrome do intestino irritável e enxaqueca. Testes de resposta muscular, de provocação e triagem eletrodérmica são tipos adicionais de testes de sensibilidade alimentar. Estes geralmente requerem mais tempo do que os que dependem de uma única coleta de sangue. Além disso, estudos de sua validade são limitados ou inexistentes. Se você suspeitar que está tendo reações adversas aos alimentos, comece consultando seu médico, o qual pode encaminhá-lo a um gastroenterologista, alergista ou outro profissional para orientá-lo.

 

Referência

 

Lomangino, K. Food Sensitivity Testing: Evidence-Based Practice or Pricey Placebo?, Clinical Nutrition Insight:  March 2013 - Volume 39 - Issue 3 - p 1â??5 .

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade