PUBLICIDADE

Qual o melhor horário para praticar atividade física?

Saiba se existe um horário no qual os ganhos do exercício são potencializados

10 fev 2021 - 19h04
Compartilhar
Exibir comentários

A correria do dia a dia faz com que o tempo disponível para investir em qualidade de vida seja cada vez mais escasso. Portanto, é natural que queiramos aproveitar ao máximo cada minuto que temos para focar em nós mesmos. Quando o assunto é atividade física, muitas pessoas se perguntam se há um horário no qual o corpo rende mais e os benefícios são maiores.

O melhor horário para a atividade física é o regular 

Na verdade, não faz diferença se o exercício é realizado de manhã, à tarde ou à noite, o importante é que ele seja feito e, principalmente, com regularidade. É isso que garante que o corpo colha os benefícios que o movimento traz. 

"Frequentemente, recebo perguntas sobre o melhor horário para fazer atividade física: é verdade que de manhã emagrecerei mais ou que à noite ficarei mais forte? Esse tipo de priorização só faz sentido para atletas de elite. A primeira coisa que precisamos pontuar sobre a questão é que ela precisa ser feita, independente do horário. E, também, se ela cabe na sua agenda, pois a regularidade é fundamental", afirma Marcio Atalla. 

Aí, cabe a você perceber em qual momento do dia está mais disposto e vai render mais, de acordo com o que sua agenda permite. 

"Outro ponto é que, se possível, o exercício deve ser feito no momento do dia em que a pessoa tem maior disposição, o que varia. Por exemplo, se faço atividade física logo pela manhã, renderei 70%, se deixo para o final da tarde esse número sobe e, no fim do dia, minha energia está lá embaixo. Essa é uma questão de percepção", assinala o educador físico.

Analise como você se sente em diversos horários e tente aproveitar aqueles nos quais sua energia está maior. Aí, você gastará mais calorias, conseguirá mais eficiência para levantar peso e obter um ganho maior de massa muscular.

Porém, se sua agenda estiver muito apertada, mesmo assim utilize qualquer momento do dia que você tiver para se dedicar à atividade física e você verá os resultados. 

"Além disso, nosso corpo sempre procura uma rotina, então se exercitar sempre na mesma hora facilita o processo", complementa. 

Treinar tarde da noite pode atrapalhar o sono 

Treinar muito tarde pode fazer com que o sono seja prejudicado e isso afeta todo o organismo. 

Noites bem dormidas são essenciais para a produção do hormônio da saciedade, o que ajuda a diminuir a quantidade de calorias ingeridas no dia seguinte. Em contrapartida, passar a madrugada em claro, aumenta a produção dos hormônios do estresse e da fome.

Se treinar à noite for a única opção, evite os exercícios que geram picos de adrenalina, como os HITs. 

Foto: Marcio Atalla
Qual o melhor horário para praticar atividade física?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade