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Qual a melhor atividade física na terceira idade?

8 fev 2019
06h12
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A imagem do idoso que só fica sentado no sofá vendo TV, lendo jornal ou na praça jogando dominó está um tanto ultrapassada. Ainda há os que optam por essas atividades, claro, mas é cada vez mais crescente o número de senhores e senhoras dispostos a fazer atividade física, seja por questões de saúde, de interação social - ou as duas coisas.

A prática de exercício físico na terceira idade é de extrema importância para reduzir os danos causados pelo tempo. Outro fator importante é saber trabalhar com a idade cronológica e biológica dos indivíduos. O importante, em qualquer caso, é buscar a melhora das capacidades funcionais desses indivíduos e facilitar suas tarefas cotidianas.

Benefícios

Os exercícios físicos na terceira idade trazem inúmeros benefícios para o indivíduo, entre eles o aumento do HDL (colesterol bom), a redução dos triglicerídeos, diminuição da pressão arterial, redução da gordura corporal devido ao aumento do gasto calórico diário, ganho de massa muscular, além do auxílio à prevenção de doenças cardíacas e vasculares, hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama e próstata, obesidade, osteoporose, estresse, depressão, entre outros.

Algumas atividades indicadas são:

Caminhada

Além de promover o convívio social, fortalece os músculos e as articulações e melhoram o ritmo cardíaco.

Natação

Um dos melhores exercícios para a terceira idade porque tem muitos benefícios como alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, prevenir o aparecimento de lesões, aliviar as dores causadas pela artrite e evitar a perda óssea.

Pedalar

É uma opção de exercício que ajuda a fortalecer as articulações, especialmente os músculos da perna e abdômen. Alivia dores causadas pela artrite e ajuda a abaixar a pressão arterial.

Hidroginástica

Todos os músculos do corpo são exercitados, sendo favorecidos pela água que relaxa as articulações, aliviando dores, desenvolvendo resistência corporal, melhorando ainda o ritmo cardíaco e o funcionamento dos pulmões.

Alongamento

Importante para evitar atrofiamentos, melhora a flexibilidade e circulação sanguínea, ajuda ativamente nos afazeres diários como arrumar a cama ou pegar uma cadeira, por exemplo.

Pilates

Ajuda a estimular a circulação, aumenta a flexibilidade e força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, o pilates melhora a postura e a alivia o estresse.

Estadão
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