PUBLICIDADE

Porque os homens perdem peso mais rapidamente do que as mulheres

27 set 2018 - 07h12
Compartilhar
Exibir comentários

Os homens perdem peso mais rápido que as mulheres. Novas pesquisas sugerem que os homens também obtêm mais benefícios para a saúde do que as mulheres quando perdem peso também. Um estudo publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism detalhou os resultados de perda de peso de mais de 2.200 adultos com sobrepeso na Europa, Austrália e Nova Zelândia. Cada um dos adultos também teve pré-diabetes, uma condição marcada por níveis de açúcar no sangue ligeiramente elevados. Pessoas com pré-diabetes estão em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Durante o estudo de oito semanas, esses adultos seguiram uma dieta de 800 calorias composta principalmente de sopas, shakes, cereais quentes e vegetais de baixa caloria. No final, os homens perderam 16% mais peso do que as mulheres - cerca de 12kg, em comparação com uma média de 10kg para as mulheres. Além disso, 35% dos homens e mulheres no estudo tinham níveis normais de glicose no sangue e caíram fora da classificação pré-diabetes.

Como grupo, os homens apresentavam uma frequência cardíaca menor e menos gordura corporal. Eles também terminaram com um risco menor de diabetes do que as mulheres. A dieta de baixa caloria teve outros impactos sobre as mulheres no estudo e eles não foram totalmente positivos. As mulheres experimentaram maiores reduções no seu colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como o tipo â??bomâ? de colesterol. Elas também mostraram maiores reduções na densidade mineral óssea, o que pode levar a ossos mais fracos. Sua massa corporal magra também diminuiu, o que retarda o metabolismo e pode retardar a perda de peso. Os homens geralmente carregam seu peso em sua barriga. Isso é chamado de gordura visceral. Quando seu corpo contém mais gordura visceral, na verdade sobrecarrega seu metabolismo e ajuda a queimar mais calorias. Ã? uma perda de gordura ganha-ganha. As mulheres, no entanto, tendem a carregar sua gordura ao redor de seus quadris, coxas e bumbum. Esse tipo de gordura, chamado de gordura subcutânea, é importante para a maternidade e para a menstruação, mas não faz nada pela sua saúde metabólica quando você a perde. Isso é lamentável porque, no estudo, as mulheres perderam mais centímetros dos quadris do que os homens.

Fisiologicamente, os homens são construídos para queimar gordura mais rapidamente. Eles têm mais massa muscular magra e uma taxa metabólica naturalmente mais alta. Massa muscular magra também consome mais calorias, então quanto mais seu corpo tem, mais seu corpo queima. Da mesma forma, o número de calorias no estudo beneficiou injustamente os homens também. Por causa de seu metabolismo mais elevado, os homens geralmente precisam consumir mais calorias a cada dia para atingir sua taxa metabólica de repouso - ou seja, o que seu corpo precisa para desempenhar funções básicas como dormir e respirar. Com esta dieta, homens e mulheres consumiram uma quantidade igual. No entanto, essa quantia foi um déficit calórico maior para os homens do que para as mulheres. Os maiores resultados de perda de peso poderiam ser esperados apenas com este fato.

Um limite para o estudo foi que a idade e o status da menopausa de mulheres envolvidas no estudo de perda de peso não foram documentados ou utilizados para avaliar os resultados. Essa informação é importante porque as mulheres tendem a acumular a gordura na barriga após a menopausa e perdem mais massa corporal magra à medida que envelhecem.

 

Referência

 

Christensen, P. ET al. Men and women respond differently to rapid weight loss: Metabolic outcomes of a multi?centre intervention study after a low?energy diet in 2500 overweight, individuals with pre?diabetes (PREVIEW). Diabetes, Obesity and Metabolism, August, 2018.

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade