'Por Trás dos Sinais' retrata vida com Esclerose Múltipla
Para ampliar a conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), a Merck, líder global em ciência e tecnologia, em parceria com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), apresenta a campanha “Por trás dos sinais”. Conduzida por Carol Ribeiro, modelo e apresentadora diagnosticada há dois anos, a série dá voz a médicos e pacientes que transformam suas vidas após o diagnóstico, mostrando que é possível viver plenamente apesar da doença.
A websérie, composta por seis episódios, acompanha desde os primeiros sinais da Esclerose Múltipla até a rotina de cuidados, tratamentos e desafios enfrentados pelos pacientes. O nome da campanha faz referência aos bastidores, destacando momentos importantes que normalmente ficam fora do olhar do público, mas que são essenciais para compreender a experiência real de quem convive com a doença.
Entre os relatos, Luiza Maia, criadora do canal Múltiplas Crônicas, compartilha sua trajetória de maternidade 11 anos após o diagnóstico, enquanto Agenor Netto, diagnosticado em 2010, fala sobre como a corrida se tornou fonte de motivação e superação de estigmas, participando de mais de 260 provas, incluindo ultramaratonas.
Especialistas reforçam os avanços médicos que oferecem mais perspectivas positivas aos pacientes. “Hoje temos tratamentos modernos que podem impedir sequelas permanentes, controlar crises e trazer perspectivas mais otimistas para quem recebe o diagnóstico”, explica Dr. Rodrigo Thomaz, Coordenador Médico do Promielina - Centro de Excelência em Esclerose Múltipla do Hospital Israelita Albert Einstein. Para o Dr. Guilherme Olival, diretor médico da ABEM, reduzir o tempo entre os primeiros sinais e o diagnóstico é fundamental para preservar a qualidade de vida.
Dados recentes apontam que cerca de 40 mil pessoas vivem com EM no Brasil, com tempo médio de cinco anos até a confirmação correta do diagnóstico. A pesquisa da ABEM mostra que 58% dos pacientes já sofreram preconceito, principalmente em ambientes sociais e de trabalho. O estudo também revela que a forma de administração do tratamento influencia a experiência do paciente, sendo que os medicamentos orais estão associados a menor desconforto e maior otimismo sobre o futuro.
“A campanha ‘Por Trás dos Sinais’ é uma iniciativa fundamental para desmistificar a esclerose múltipla e trazer otimismo, baseado nos avanços da ciência. Ao contar experiências de pacientes e a expertise dos médicos, estamos ampliando a conscientização da EM para toda a população, enquanto oferecemos esperança e encorajamento a todos que já convivem com ela”, comenta Dr. Fabio Armentano (CRM-SP 120929), gerente médico de Neurologia & Imunologia da Merck.
A série “Por trás dos sinais” estará disponível nas plataformas digitais da campanha, com o objetivo de informar, sensibilizar e apoiar pacientes, familiares e profissionais de saúde em todo o país.