PUBLICIDADE

Para chegar ao pódio nos Jogos, Rebeca treinou o coração

Cardiologista dá dicas de preparo físico antes de começar a praticar algum esporte e recomenda alguns que ajudam na hora do exercício

29 jul 2021 18h01
ver comentários
Publicidade
Para chegar ao pódio nos Jogos, Rebeca treinou o coração
Para chegar ao pódio nos Jogos, Rebeca treinou o coração
Foto: Ricardo Bufolin/ Instagram: @rebecarandrade / Saúde em Dia

As Olimpíadas está dando o que falar e ainda tem mais duas semanas de Jogos Olímpicos em Tóquio. Nesta quinta-feira (29), a Rebeca Andrade de 22 anos levou a medalha de prata na ginástica artística. A esportista de Guarulhos (SP), é a primeira mulher brasileira a chegar num pódio dessa modalidade.

A apresentação foi ao som do funk "Baile de Favela", de MC João e ficou atrás apenas da Sunisa Lee, dos Estado Unidos da América. Já o terceiro lugar recebeu a classificação da russa Angelina Melnikova. No próximo domingo (1) terá a decisão do salto e na segunda-feira (2) do solo.  

Mesmo no início, os Jogos Olimpícos já foram palco de memórias inesquecíveis para o Brasil, e o Portal Alto Astral fez uma retrospectiva.

De acordo com a Dra. Nicolle Queiroz, cardiologista, no intervalo entre uma apresentação e outra os atletas não param e é fundamental manter uma dieta balanceada, treinar , abandonar o tabagismo, evitar bebida alcoólica, se hidratar e ter uma boa noite de sono.

"É necessário evitar alimentação gordurosa, aumentar a proteína e se necessário recorrer a suplementação com ordem médica. Além do apoio multidisciplinar de psicólogos, nutricionistas e educadores físicos".

A especialista destaca aindaa que em época de Olimpíadas, as pessoas acompanham de perto as disputas que envolvem diferentes modalidades, o que acaba incentivando também a prática de atividades físicas. Esse fator, aliado a outros hábitos saudáveis, é importante não só para o corpo, mas para a mente também, além de contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades, como concentração, coordenação motora, respiração, postura, foco, entre outros benefícios.

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter uma vida mais saudável, mas é importante se cuidar. Confira cinco dicas para começar se exercitar com saúde:

  • Respiração: manter uma boa respiração, inspirando o ar pelo nariz e soltando pela boca. Embora pareça simples, treinar essa habilidade pode reduzir o estresse, ansiedade e desacelerar o batimento cardíaco.
  • Alongamento: para quem pratica qualquer atividade física o alongamento é fundamental, por meio dele é possível manter e até aumentar a flexibilidade dos músculos, o que, consequentemente, ajuda a evitar lesões;
  • Ter uma boa alimentação: controlar a alimentação e investir em alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e proteínas é fundamental. Alimentos gordurosos e calóricos devem ser evitados.
  • Beba água: a água garante o funcionamento do intestino e dos rins, evita o inchaço abdominal e traz mais disposição, além de regular a temperatura do corpo e melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, segundo a cardiologista antes de começar qualquer atividade física é necessário realizar uma avaliação prévia esportiva individual, onde é analisado o risco de doenças cardiovasculares e histórico na família de pressão alta, dores no peito e até mesmo se a pessoa tem parentes próximos que sofreram infarto alguma vez.  "Geralmente é solicitado exame físico e eletrocardiograma, principalmente acima dos 35 anos de idade, quando o risco do infarto é maior.

Cada pessoa é única e tem condicionamento físico diferente, não adianta começar um esporte apenas porque está vendo os Jogos Olímpicos sendo que os atletas se preparam muito antes e durante. "Por essa razão, não é recomendado exercícios de alta intensidade para qualquer pessoa, todos precisam de um tempo de adaptação e acompanhamento profissional", finaliza a Dra. Nicolle Queiroz. 

Consultoria: Dra. Nicolle Queiroz - cardiologista, coordenadora do programa de residência medica em Clinica médica da Universidade de Santo Amaro e portal Alto Astral.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade