PUBLICIDADE

Pacientes portadores de doenças autoimunes devem se vacinar contra à Covid-19

Segundo estudos a vacina é segura e teve boa resposta imune para esse grupo

16 jun 2021 12h59
ver comentários
Publicidade
Todas as pessoas precisam ser vacinadas exceto quando o médico do paciente tiver uma contraindicação formal
Todas as pessoas precisam ser vacinadas exceto quando o médico do paciente tiver uma contraindicação formal
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Ainda há dúvidas se as pessoas que sofrem com problemas nas articulações devem ser vacinadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBD) a recomendação é para que esse grupo se vacine contra à Covid-19.

Após estudos realizados pelo Hospital das Clínicas da USP indica que a vacina em pacientes imunossuprimidos é segura e produz boa resposta imune, afirmando que esses indivíduos não só podem como devem ser vacinados.

Dentre as doenças reumatológicas estão a vasculite, lúpus eritematoso e HIV. De acordo com a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg, reumatologista, os pacientes devem tomar a vacina. "Todas as pessoas precisam ser vacinadas, exceto em casos específicos, quando o médico do paciente tiver uma contraindicação formal", explica.

Vale ressaltar que apesar de não haver contra indicação, sabe-se que a eficácia da vacina pode ser reduzida devido ao uso crônico de algumas medicações e ainda não há estudos que avaliem diretamente os efeitos destas vacinas neste grupo específico de pacientes.

Com o atual cenário da pandemia, a (SBD) é favorável a vacinação, mas orienta que todos os pacientes com doenças imunomediadas em uso de medicações imunomodularoras ou imunossupressoras fiquem atentos e continuem com os cuidados para evitar o contágio da doença.

Consultoria: Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg é especialista em reumatologia e professora de novos profissionais na Universidade de São Paulo (USP). 

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade