PUBLICIDADE

Osteoporose pode ser prevenida com um estilo de vida saudável; entenda

Especialistas falam da importância da vitamina D para combater à doença que atinge os ossos

9 ago 2021 11h43
ver comentários
Publicidade
Osteoporose pode ser prevenida com um estilo de vida saudável; entenda
Osteoporose pode ser prevenida com um estilo de vida saudável; entenda
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Provavelmente você já tenha ouvido falar em osteoporose, mas não sabe ao certo por quais motivos ela se manifesta? Pois bem, para esclarecer o assunto, o SD conversou com a Dra. Fernanda Buonfiglio de Castro Monteiro, Médica da Família e Comunidade da Vibe Saúde.  

Segundo ela, a osteoporose é uma doença sistêmica do esqueleto, caracterizada pela perda óssea e alteração da microarquitetura do tecido ósseo, que deixa o osso mais frágil e a partir disso passa a ter mais chance de fratura.

"Estima-se que 40% da mulheres brancas acima dos 50 anos e 13% dos homens brancos, nesta mesma faixa etária, terão ao menos uma fratura por fragilidade óssea, sendo assim mais frequente nas mulheres. Quanto mais avançada a idade, maior a incidência da osteoporose, portanto maior a chance de fratura, o que diminui a expectativa de vida em 5 anos após o evento e, por isso, a importância de prevenir e tratar a doença".

"Adotar hábitos de vida saudáveis e fazer acompanhamento médico, especialmente após os 50 anos, facilitam o diagnóstico de osteopenia (condição que antecede a osteoporose) e permitem adotar medidas para que a doença não evolua".

Além disso, existem fatores que contribuem para o surgimento da doença, como tabagismo, etilismo (mais de 3 doses de bebida alcóolica por dia), sedentarismo e dieta com pouca ingestão de cálcio.

Logo, o leite de vaca  não pode faltar no cardápio, pois é rico em cálcio, essencial para ossos saudáveis e no combate à osteoporose. A maioria dos extratos vegetais é enriquecida com cálcio, portanto, escolha um que contenha no mínimo 120 mg de cálcio por 100 ml.

Outra especialista, Lúcia Barreira, gerente técnica-científica do Laboratório Gross, diz que carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos contém excelentes níveis de vitamina D, assim como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

E ela lembra que a vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos. "Desta forma, os veganos, que são vegetarianos que não consomem ovos e leite e derivados, precisam utilizar outras formas para obter sua vitamina D - o que inclui suplementação", diz Lúcia.

Tratamento para osteoporose:

A Dra. Fernanda Buonfiglio, ressalta que ele é multidisciplinar, ou seja, inclui atividade física regular, em especial a musculação, além de uma dieta rica em cálcio e também  exposição solar adequada, isto é, antes das10 horas da manhã e depois das 4 da tarde, para que sejam alcançados níveis normais de vitamina D no organismo. Existem alguns medicamentos disponíveis no mercado e só devem ser tomados quando indicados por um médico.

"Essa doença, pode ser secundária a outras patologias e, nestes casos, o acompanhamento médico das outras doenças se torna fundamental para frear a evolução da perda óssea".

Consultorias: Dra. Fernanda Buonfiglio de Castro Monteiro, Médica da Família e Comunidade da ViBe Saúde e Lúcia Barreira, gerente técnica-científica do Laboratório Gross.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade