PUBLICIDADE

O que é a síndrome de Patau, condição que causou a morte do filho de Zé Vaqueiro?

A síndrome é uma condição genética e ocorre quando há três, e não dois cromossomos 13, como deveria ser. Esse cromossomo extra acarreta uma série de alterações no desenvolvimento da criança

9 jul 2024 - 11h01
(atualizado em 10/7/2024 às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Zé Vaqueiro, a mulher Ingra posam para foto com o então recém
Zé Vaqueiro, a mulher Ingra posam para foto com o então recém
Foto: nascido Arthur - Instagram/Reprodução / Perfil Brasil

A síndrome de Patau é uma rara malformação genética. Arthur, caçula do cantor Zé Vaqueiro com Ingra Soares, morreu na madrugada desta terça-feira (9), em decorrência desta condição.

Devido a complicações características relacionadas com a condição, o bebê teve de ser internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) logo que veio ao mundo.

O pequeno Arthur chegou a ficar hospitalizado em Fortaleza (CE) por quase 10 meses. Ele teve alta após este período, mas, um dia depois de deixar o hospital, sofreu uma parada cardíaca e voltou a ser internado.

O que é a síndrome de Patau

A síndrome de Patau é uma condição genética e ocorre quando há três, e não dois cromossomos 13, como deveria ser. Esse cromossomo extra acarreta uma série de alterações no desenvolvimento da criança.

A condição pode ser identificada durante o pré-natal. Porém, em muitos casos, os sintomas só aparecem depois do parto, como ocorreu com o casal.

Não há medicamentos, tampouco cura para a condição. O que pode ser feito é estabelecer uma estrutura médica com uma equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida da criança com a síndrome.

 Características da condição:

  • malformação no coração e no sistema nervoso;
  • alterações nas faces e nos lábios leporinos;
  • malformação nos rins;
  • problemas respiratórios;
  • micro ou anolftalmia (olhos pequenos ou ausência de olhos);
  • defeitos abdominais;
  • malformação nas orelhas;
  • e surdez.

Zé Vaqueiro e Ingra se manifestam:

"Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto estava entre nós", publicaram Zé Vaqueiro e Ingra nas redes sociais após a morte de Arthur.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade