PUBLICIDADE

Verão em forma: 9 truques para ter mais energia e menos gordura

Nutricionista revela algumas atitudes simples que vão te deixar mais disposto e condicionado para a estação mais quente do ano

30 nov 2021 15h06
| atualizado em 4/12/2021 às 15h06
ver comentários
Publicidade
Saiba como passar o verão em forma
Saiba como passar o verão em forma
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Passar o verão em forma é o desejo de muitas pessoas que, nesse exato momento, estão quebrando a cabeça para encontrar uma maneira de melhorar a composição física. Acontece que a grande maioria deixa a vida fitness para a última hora. Isso, além de não ser nada funcional, ainda pode provocar inúmeros problemas de saúde.

É fato que eliminar o excesso de gordura é uma ótima maneira de deixar o organismo mais saudável. No entanto, apostar em estratégias mirabolantes e agressivas, para passar o verão em forma, pode ser extremamente prejudicial para o corpo, gerando compulsões alimentares, distúrbios psicológicos e até mesmo lesões musculares.

Por isso, consultamos a nutricionista Nathi Loyola, que separou 9 dicas simples para eliminar o máximo possível de gordura, sem perder a disposição e, muito menos, a saúde. Veja como passar o verão em forma:

1 - Consuma pela manhã um suco verde rico em nutrientes. A nutricionista, inclusive, indicou uma receita bem fácil. Basta separar duas folhas de couve, uma maçã com casca, 500 ml de água de coco, uma colher (sopa) de chia, cinco cubos de gelo e bater tudo no liquidificador.

2 - Hidrate-se. De acordo com Nathi, o ideal é beber 35ml de água, por cada quilo corporal. Ou seja, se você tem 80kg (35 x 80 = 2.800) deverá ingerir 2,8 litros de água por dia.

3 - Consuma alimentos ricos em fibras. "Nós precisamos ingerir 30g de fibras por dia, para ajudar na digestão e na saciedade", revela a especialista, que sugere a inclusão de folhas verdes escuras e legumes na dieta.

4 - Faça refeições mais leves. Segundo Nathi, isso vai facilitar sua digestão e acelerar o processo metabólico do corpo, aumentando a quantidade de calorias gastas durante o dia. Ela indica, por exemplo, o consumo de saladas com proteínas e legumes, sopas frias e smoothies.

5 - Descanse. Isso mesmo, nosso corpo também precisa de um momento só dele para começar tudo novamente.

6 - Inclua frutas ricas em água. "Elas ajudam na sua hidratação e na famosa celulite. Exemplos: melancia, abacaxi, laranja e melão", revela a nutricionista.

7 - Pratique atividade física. A profissional recomenda iniciar com, aproximadamente, 30 minutos, duas vezes por semana.

8 - Consuma alimentos que possuem fotoproteção. De acordo com Nathi, são itens naturais que protegem nossa pele do sol. Exemplos: cenoura, damasco, espinafre, goiaba, mamão, pepino, ovo e milho.

9 - Cuidado com as festas. É preciso ter moderação na hora de festejar e, principalmente, brindar, com amigos e familiares. "Use a água para intercalar com a bebida alcoólica diminuindo um pouco a absorção do álcool no fígado", finaliza a nutricionista Nathi Loyola.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade