PUBLICIDADE

Vai comemorar o Halloween? Saiba como evitar o consumo excessivo de doces

Nutricionista aponta três maneiras simples de diminuir a ingestão de açúcar durante as celebrações

29 out 2021 15h03
| atualizado às 15h26
ver comentários
Publicidade
Halloween é cada vez mais popular no Brasil
Halloween é cada vez mais popular no Brasil
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O Halloween é uma celebração muito tradicional, sobretudo no hemisfério norte. Comemorado uma vez por ano, sempre no dia 31 de outubro, a data tem o objetivo de homenagear as pessoas que já faleceram. No entanto, a popularização do evento também gerou inúmeras tradições divertidas e saborosas. Além das fantasias e decorações criativas, as festas também costumam ser repletas de doces e guloseimas.

Afinal, quem nunca ouviu o famoso questionamento: doces ou travessuras? No Brasil, porém, o Halloween ainda está se popularizando e, aos poucos, ganha o status de uma grande celebração. Para ajudar as pessoas que pretendem organizar uma festa no próximo final de semana, a Mestre em Ciência e Nutrição pela Universidade do Colorado, Susan Bowerman, separou algumas dicas preciosas para evitar o consumo excessivo de açúcar, sem que isso atrapalhe a celebração. Confira:

1) Use recipientes menores

A ingestão elevada de açúcar é prejudicial à saúde e, além de engordar, pode causar inúmeras doenças. Por isso, fique atento às porções servidas durante a festa de Halloween. "Sabemos que as pessoas comem menos quando utilizam pratos pequenos ao invés de pratos grandes. Então, que tal se distribuirmos os doces em um recipiente pequeno ao invés de um grande? Provavelmente, as crianças pegarão menos quantidade", sugere Susan.

2) Menos opções significa mais saúde

"Quanto mais variedade temos, mais queremos nos servir e experimentar de tudo um pouco. Por esse motivo, comemos mais em um buffet. A mesma atitude devemos ter com os doces. Se oferecermos a uma criança uma cesta com diferentes tipos de doces, com certeza ela vai querer provar um de cada. Mas, se colocar um limite de opções, de apenas dois tipos de doce, por exemplo, com certeza irá escolher somente um", explica a nutricionista.

3) Não limite o Halloween à doces

Trocar os produtos industrializados, cheios de açúcar adicionado e componentes químicos também é essencial. E, assim como as dicas anteriores, essa sugestão também serve para os adultos. "Os pais podem entregar pequenos pacotes de nozes, adesivos coloridos, adesivos de tatuagem infantil temporária e outros presentes com o tema de Halloween. Essas são alternativas excelentes e acabam com o remorso à tradição de distribuir guloseimas cheias de açúcar à garotada", finaliza Susan.

Fonte: Susan Bowerman, Mestre em Ciência e Nutrição pela Universidade do Colorado e diretora sênior global de treinamentos em Nutrição da Herbalife Nutrition.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade