PUBLICIDADE

Pão, sopa instantânea e pizza: veja como reduzir o consumo de sal

Compartilhar
Exibir comentários

Não é novidade que o excesso de sal faz mal à saúde. De acordo com USDA's Dietary Guidelines for American, as pessoas consomem, em média, 3,4 mil mg de sódio por dia, sendo que o recomendado é 2,3 mil para adultos saudáveis e 1,5 mil para quem tem hipertensão.

Pizza e sopa instantânea estão entre as vilãs da pressão arterial
Pizza e sopa instantânea estão entre as vilãs da pressão arterial
Foto: Getty Images

Compare a quantidade de sódio presente nas bebidas

O problema é que o sódio gera maior volume de sangue, o que aumenta a pressão arterial e faz o coração trabalhar mais. Isso, claro, pode entupir ou romper um caso sanguíneo, causando sérias complicações.
 
Por isso, o site Huffington Post selecionou sete dicas para reduzir o sal na alimentação. Confira a seguir.
 
Fuja de enlatados: alimentos enlatados normalmente contêm sal como conservante. Por isso, optar por vegetais frescos ou congelados é uma forma de colaborar para a dieta e para o controle da pressão arterial.
 
Condimentos: molhos como catchup e shoyu têm altos níveis de sal na receita. Se não conseguir comer sua salada sem tempero, opte por uma alternativa mais saudável.
 
Menos pão: quando pensamos em alimentos processados, pão não costuma vir à mente, principalmente as opções integrais vendidas no mercado. Mas uma fatia de pão pode conter 230 mg de sal. Tente reduzir sua ingestão na dieta.
 
Embutidos: a carne já tem um nível natural de sódio, mas o processo para torná-la um embutido aumenta essa quantidade. Tanto que uma única fatia de peito de peru pode conter até 1.050 mg de sódio. A dica é escolher opções assadas ou algum prato vegetariano.
 
Sopa instantânea: o que poderia ser mais saudável que uma sopa cheia de legumes e carne magra? De fato, esse prato tem baixas calorias, mas optar pela variedade enlatada pode ser uma explosão de sal. Em vez disso, tente fazer uma sopa simples em casa.
 
Preparo simples: na hora de comer frango, deixe de lado a fritura ou tempero que pode elevar o nível de sódio. Escolha opções magras, como cozido ou assado.
 
Pizza: não é novidade para ninguém que pizza não é um alimento saudável, apesar de muito saboroso. Para quem não vive sem um pedaço, o melhor é maneirar e comer de vez em quando. De acordo com a American Heart Association, cada fatia pode ter 760 mg.
 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade