PUBLICIDADE

Lutando contra os quilos extras? Pão branco pode ser culpado

Pesquisa mostra que apenas três fatias de pão branco por dia são suficientes para trazer quilos a mais

31 mai 2014 11h39
| atualizado às 12h32
ver comentários
Publicidade
<p>Comer 120 gramas de pão branco por dia é o suficiente para ver prejuízos na balança, diz novo estudo</p>
Comer 120 gramas de pão branco por dia é o suficiente para ver prejuízos na balança, diz novo estudo
Foto: Getty Images

Apenas três fatias de pão branco por dia podem aumentar a probabilidade de uma pessoa se tornar obesa ou ficar acima do peso, diz um  novo estudo. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

A versão integral, no entanto, não leva ao ganho de peso, conforme divulgado no European Congress on Obesity, na Bulgária.

Os pesquisadores, da University of Navarra, na Espanha, monitoraram o peso de quase 10 mil pessoas por cinco anos.

Eles descobriram que aqueles que comeram 120 gramas ou mais de pão branco por dia eram 40% mais propensos a acumular quilos do que os que comeram 60 gramas por semana ou menos.

Como uma fatia de pão pesa cerca de 40 gramas, apenas três delas são suficientes para colocar alguém em uma zona de risco.

Os números irão desanimar milhares de britânicos que regularmente começam o dia com uma ou duas fatias de pão tostado – e depois disso ainda encaram um sanduíche na hora do almoço.

Aproximadamente 12 milhões de pães são vendidos no Reino Unido todo dia, sendo que quase três quartos destes são brancos.

Uma explicação para os quilos extras é que, quem prefere esta versão ao invés do integral, está consumindo menos fibras, que geram a sensação de saciedade.  

O professor Jason Halford, presidente da Association for the Study of Obesity, afirma que este tipo de alimento representa uma preocupação. “Em geral, tem menor quantidade de nutrientes úteis, como as fibras, e também pode conter mais açúcar e em alguns casos maior nível de sal”, alerta.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/sucos-funcionais/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/sucos-funcionais/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade