PUBLICIDADE

Dieta saborosa: aprenda alguns truques para eliminar gordura de maneira agradável

É possível perder peso e comer bem ao mesmo tempo; basta ter criatividade e inovar na cozinha

27 ago 2021 13h05
ver comentários
Publicidade
Dieta saudável não é sinônimo de dieta ruim
Dieta saudável não é sinônimo de dieta ruim
Foto: Subbotina Anna / Shutterstock / Saúde em Dia

Ter uma dieta saborosa, que incentive a perda de peso - ao contrário do que muita gente pode pensar - não é um sonho impossível. Um dos principais problemas da sociedade atual é a obesidade, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cada quatro adultos brasileiros, um é obeso. O sedentarismo, a rotina estressante e a má alimentação são os principais vilões do excesso de peso.

Comer de forma inadequada, muitas vezes, pode estar ligado à falsa ideia de que para ter uma nutrição balanceada é preciso renunciar ao sabor. Inclusive, algumas pessoas que querem mudar seus hábitos alimentares acabam esbarrando na falta de prazer em realizar uma dieta para perda de peso. Cortam alimentos gordurosos, diminuem carboidratos, mas acabam não sustentando o novo cardápio por muito tempo.

Um dos atalhos para melhorar a qualidade de vida é apostar numa dieta saborosa. "A chave para superar o tédio alimentar é preparar refeições saborosas, saudáveis e variar os alimentos e a forma de preparo", indica Adriana Stavro - Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo.

De acordo com a especialista, variar o modo de preparo dos alimentos é fundamental na perda de peso. "Para apoiar o emagrecimento, são necessárias quantidades adequadas de alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias. Comer as mesmas coisas todos os dias pode se tornar indigesto", conta.

Adriana elencou algumas dicas para conseguir ter uma dieta saborosa e saudável ao mesmo tempo. Confira:

Grelhar é um método de cozimento muito popular. Proporciona sabor robusto a carnes, vegetais e até a algumas frutas.

Assar é outra ótima maneira de realçar o sabor de alimentos.

Refogar carnes magras e carboidratos saudáveis pode simplesmente mudar o programa alimentar e deixar a dieta saborosa.

Preparar carnes, vegetais e grãos com ervas e especiarias criam refeições incríveis com sabor fabuloso.

Use marinadas à base de vinagre e azeite de oliva para realçar o sabor de carnes magras, peixes e vegetais.

Desfrute de uma variedade de vinagres incluindo balsâmico, maçã, arroz para melhorar o sabor de carnes, peixes, vegetais e saladas

Os molhos vermelhos são uma ótima maneira de destacar o sabor de carnes, grãos e vegetais. Adicione o molho de tomate à quinua como uma excelente alternativa para massas.

Especiarias podem incluir pimenta preta, sal marinho, cominho e cúrcuma. Elas ajudam a temperar carnes magras, ovos e vegetais, deixando a dieta saborosa.

Especiarias doces incluem canela, orégano e noz-moscada. Elas são adicionadas à aveia, iogurte grego, polvilhadas em frutas frescas e usadas em pratos de panificação saudáveis.

As ervas frescas são outra ótima maneira de realçar o sabor de carnes, grãos, vegetais e frutas. As mais populares incluem manjericão, coentro, alecrim, tomilho e hortelã. 

Azeite de oliva extravirgem é saudável para o coração e tem um sabor incrível em vegetais, saladas e peixes. Para deixar a dieta saborosa, pode ser usado como base para a maioria das marinadas de carnes. Ele também pode ser comprado com infusão de ervas, realçando ainda mais o sabor dos alimentos.

Baunilha, amêndoa e limão estão entre os extratos mais populares. Aumente o sabor da aveia, queijo cottage ou shakes de proteína com algumas gotas concentradas.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade