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Confira os alimentos que são essenciais no inverno

O consumo calórico em excesso no frio pode causar o ganho de peso e aumento do colesterol

24 mai 2021 18h17
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As folhas escuras como a couve e o espinafre são ricas em potássio
As folhas escuras como a couve e o espinafre são ricas em potássio
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Com a chegada da temperatura amena, é fundamental aumentar a ingestão de minerais e vitaminas, pois naturalmente as pessoas recorrem às opções mais calóricas para se sentir satisfeito, uma vez que no frio o corpo gasta mais energia. 

A alimentação não deve mudar por conta da estação do ano. No inverno ou no verão, é fundamental manter os hábitos saudáveis. Segundo o Dr. Fernando, nutrólogo é importante ter atenção para que isso não se torne um problema e provoque o ganho excessivo de peso ou o aumento dos níveis de colesterol. 

"Vale lembrar que é fundamental uma boa noite de sono e estar com a vitamina D em dia. Tomar banhos de sol moderados, principalmente durante o inverno. Aproveite aqueles dias de céu azul e fique exposto durante 20 minutos com protetor solar, principalmente no rosto. A vacina contra gripe também é recomendada já que protege contra alguns tipos mais sérios como H1N1", explica o nutrólogo.

Confira as dicas dos alimentos que precisam estar no seu cardápio:

Consumir frutas cítricas, como limão, morango e acerola são recomendados. O limão é mais indicado em jejum e se possível com uma dose de aminoácidos, como glutamina, que irá proteger ainda mais. A dica principal é consumir ele na hora, nada de deixar na geladeira, pois perde os nutrientes.

As folhas escuras também são opções benéficas ricas em potássio, que podem ser encontradas no espinafre e couve.  

O alho também é mundialmente conhecido contra gripes e resfriados, porém é importante consumir ele cru, assim como a cebola.

O chá de gengibre além de ser termogênico e ajudar na aceleração do metabolismo, também possui excelentes funções anti-inflamatórias, assim como a pimenta. Para ficar ainda melhor, pode acrescentar uma pitada de mel.

As oleaginosas, como a castanha do pará são ricas em selênio, que ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres.

É importante também não esquecer de ingerir mais de 2 litros de água por dia dia. Ela auxilia no transporte de nutrientes, ajuda a emagrecer, causa a sensação de saciedade, melhora a circulação sanguínea, previne doenças e mantém a pele saudável.

Consultoria: Dr. Fernando Cerqueira, nutrólogo . 

Saúde em Dia
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