PUBLICIDADE

Como o ovo pode ser um aliado da sua saúde; entenda

Ele pode ser consumido em qualquer horário, isso não interfere na absorção dos nutrientes, diz nutricionista

20 ago 2021 12h34
ver comentários
Publicidade
Como o ovo pode ser um aliado da sua saúde; entenda
Como o ovo pode ser um aliado da sua saúde; entenda
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Segundo um estudo publicado pela revista Lipids, o consumo de 1 a 3 ovos por dia por 38 indivíduos saudáveis durante 4 semanas pode ser associado com aumento significativo dos níveis de HDL-colesterol e redução dos níveis de LDL também.

Não é porque o ovo faz bem que você pode exagerar, o equilíbrio é essencial. A  Maria Alves Garcia Barbi, nutricionista, diz que o ovo é uma excelente fonte de nutrientes, que envolvem proteína de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro), ômega 3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

Além disso, o ovo pode contribuir para o bom funcionamento do organismo. De acordo com Maria Alves Garcia, ele auxilia no desenvolvimento neurocognitivo, tem ação antioxidante e proteção visual (podendo reduzir os riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata).

Muitas pessoas consomem o ovo antes de malhar ou até mesmo levam na mochila para comer assim que saem do treino. Por que?

"Os ovos auxiliam no  aumento da massa muscular, melhora do funcionamento do sistema imunológico e diminuição da absorção do colesterol no intestino. O ovo é rico em Ômega (encontrado na gema) e Albubina (clara), por isso o ideal é consumi-lo juntos.  Ele é rico em aminoácidos que é responsável pelo crescimento e estrutura muscular. Mas lembrando que o equilíbrio é o segredo de uma vida saudável.

Todas as pessoas podem comer ovo?

"A contraindicação do ovo se dá em casos de intolerância ou alergia individual. Entretanto, para se obter seus efeitos benéficos, é importante considerar a técnica dietética aplicada durante seu processamento".

 "Além do ovo, de quais outras maneiras é possível obter os nutrientes desse alimento?Ovo é rico em proteína que lhe permite ser um alimento substituto de outros alimentos com proteína de alto valor biológico (como carnes vermelhas e frangos). Duas porções de ovos representam cerca de 20% das recomendações (RDA) das necessidades diárias de proteínas".

Qual o melhor horário para consumir o ovo?

"O ovo pode ser consumido em qualquer horário,  isso não interfere na absorção dos nutrientes".

O que o ovo tem de diferente de outros alimentos?

Além de ser rico em proteína, possui gordura boa, com baixa caloria 76 kcal é  versátil, fácil preparo e bom para todos os bolsos. 

Quais ingredientes podem ser acrescentados nele para que ainda seja capaz de aproveitar os benefícios desse alimento?

Quando se fala de ovo, o que precisamos ficar atento , não é apenas nos ingredientes que o ovo irá obter, mas sim a preparação do mesmo para manter todas as propriedades nutricionais que oferece.

Quando a água estiver fervendo, coloque o ovo dentro e abaixe o nível das chamas, para não correr o risco de queimar o alimento. Caso você queira que a gema endureça, o ideal é deixar cozinhar por cerca de 12 minutos. Já para uma consistência mais mole, deixe apenas por 5 minutos.

Quando frito:

1. Use a frigideira antiaderente. Coloque o azeite de oliva ou manteiga para untar.

2. Quando a clara estiver branca, coloque um pouco de água e tampe a frigideira. A água vai cozinhar os ovos no vapor e se quiser ele mais passado, é só virar o lado no final. 

Fonte: Maria Alves Garcia Barbi, nutricionista (CRN 8 5069). 

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade