PUBLICIDADE

Como as frutas agem a favor do sistema imunológico

Entendam como os sucos podem proteger o organismo e saiba quais frutas priorizar para isso

11 ago 2021 17h04
ver comentários
Publicidade
Como as frutas agem a favor do sistema imunológico
Como as frutas agem a favor do sistema imunológico
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Você sabia que existem alimentos que contribuem para o sistema imunológico? Pois bem, e caso não goste muito de determinadas frutas, legumes ou verduras, é possível preparar de outra forma, mais palatável, um suco ou chá e ainda aproveitar os nutrientes do alimento da mesma maneira.

De acordo com a Dra Valéria Goulart, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), em primeiro lugar é importante pensar nas frutas ricas em vitamina C, como limão,  laranja, tangerina, kiwi e morango. Em seguida, lembrar de consumir essas opções, pois aumentam a resistência do corpo e ajudam a fortalecer as barreiras contra vírus e bactérias.

"A manga, por exemplo, é rica em vitamina A, responsável por fortalecer a imunidade ao diminuir os danos no DNA das células.  Já a banana é rica em vitamina B6, essencial na manutenção do sistema imunológico. O  ideal é comer como forma de prevenção, pois ela participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. E auxilia no metabolismo de proteínas e gorduras para formação de hemoglobina.

"Existem opções de ervas e condimentos, que também auxiliam como protetores, inclusive são considerados o "exército" do organismo, pois atuam como linha de frente para a proteção dele. É o caso do gengibre, hortelã, cúrcuma, cacau, salsa, manjericão e orégano.

Além disso, a Dra. Valéria Goulart ressalta também é importante manter-se hidratado. "Quando as pessoas ficam doentes, normalmente sentem-se desidratadas. Por essa razão, uma alimentação rica (em fontes de defesa) junto a um corpo hidratado tende a melhorar o organismo em todos os aspectos, pois a água é fundamental para levar os nutrientes até as células e dessa maneira, as propriedades dos alimentos agirem como um "remédio".

"Quanto mais colorida for a alimentação, maior a quantidade de vitaminas C que o indivíduo estará ingerindo. Não se pode esquecer das carnes (fontes de zinco e proteínas). Os peixes como salmão, sardinha, atum e ovos ricos são ricos em vitamina D. Já os legumes e vegetais possuem fontes de magnésio.  

As frutas são ricas em fibras e vitaminas C, algumas possuem vitaminas A, àquelas com antioxidantes que impedem o envelhecimento das células. Iogurte natural e leite são ricos em lactobacilos e fortalecem o sistema imunológico, além de melhorar a flora intestinal.

A nutróloga diz também que o alho pode ajudar quem sofre com infecções respiratórias, pelo fato dele ser considerado um descongestionante e expectorante. "Ele possui a alicina, que age como um anti-inflamatório e bactericida. O ideal é consumir o alimento cru, pois o calor pode desativar os seus compostos, perdendo eficácia".

Se preferir, pode-se preparar um chá utilizando o alho. Basta usar cinco dentes e colocar alguns pedaços de gengibre. Em seguida, ferver bem, esperar esfriar durante quatro horas para apurar e depois deixar borbulhar novamente.  "Tome, de preferência antes de deitar, para manter o corpo quente. No dia seguinte não terá mais aqueles sintomas de gripe e sinusite", esclarece a médica.

Veja duas receitas de sucos que ativam o sistema imunológico. Confira:

Suco de laranja+couve+cenoura

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Ele é rico em betacaroteno, um nutriente importante para o desenvolvimento das células. Esse suco é uma fonte rica do complexo B, uma subståncia importantíssima para o sistema imunológico pois ele incentiva a produção de proteínas, que são os anticorpos que protegem nosso organismo contra vírus e bactérias.

Ingredientes:

250 ml de suco de laranja

1 folha de couve picada

1 cenoura

1 colher de sobremesa de semente de girassol (sem sal)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador com água e beba em seguida.

Suco de morango +mirtilo+maçã

Foto: Shutterstock 
Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

A maçã é um poderoso antioxidante, regula toda flora intestinal, rica em vitamina e sua casca vermelha possui betacarotenos. Morango e mirtilo são ricos em vitamina C, essa bebida também conta com a participação da linhaça dourada, uma semente com ação anti-inflamatória que expulsa as toxinas do organismo de forma mais rápida.

Ingredientes:

5 morangos

5 mirtilos

1 maçã

200 ml de água de coco

1 colher de sopa de linhaça dourada em pó

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador com água e beba em seguida.

O site Guia da Cozinha também tem outras receitas de sucos para impulsionar o seu sistema imunológico.

Fontes: Dra Valéria Goulart, nutróloga, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), especialização em Medicina Estilo de Vida (Lifestyle) pela Universidade de Harvard (EUA) e pós-graduada medicina do envelhecimento/geriatria pela Universidade de Medicina de Sevilha/ Espanha.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade