PUBLICIDADE

Cogumelos podem prevenir o câncer? Entenda

Nutróloga aponta os principais benefícios do alimento e dá dicas sobre sua preparação

7 out 2021 08h02
ver comentários
Publicidade
Alimento possui propriedades antioxidantes
Alimento possui propriedades antioxidantes
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Os cogumelos ainda não são um alimento comum na mesa dos brasileiros. No entanto, apesar deles serem cercados por alguns mitos e receios, seu consumo é muito popular em restaurantes japoneses, por exemplo. Outra forma que os brasileiros gostam de apreciar essa iguaria é em pratos específicos, como o estrogonofe.

Porém, o que talvez algumas pessoas não saibam, é que os cogumelos comestíveis são uma excelente fonte de antioxidantes e podem prevenir inúmeras doenças, como o câncer, por exemplo. É o que diz um estudo realizado pela Universidade Penn State, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, uma pessoa que ingere 18 gramas de cogumelo por dia, teria 45% menos chance de sofrer com um tumor.

Segundo a médica nutróloga, Valéria Goulart, isso, provavelmente, acontece por causa de alguns componentes presentes nos cogumelos. Que além das funções antioxidantes, também podem contribuir para que possíveis células cancerígenas presentes no organismo não se multipliquem. Porém, vale ressaltar que o alimento é apenas uma opção saborosa para promover saúde e bem-estar. O surgimento de um tumor pode ocorrer por diversos outros fatores e o tratamento médico é indispensável.

Fora isso, por serem da família dos fungos, os cogumelos também possuem outros benefícios interessantes para a saúde humana. "O cogumelo age também como anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral e antitumoral devido a substância que se chama betoglucana (a mesma presente na aveia que dá a sensação de saciedade)", explica Valéria Goulart. 

São fatores que podem favorecer a perda de gordura corporal, aumentar a imunidade contra infecções, auxiliar no controle do colesterol e até mesmo evitar o desenvolvimento de diabetes. Mas vale lembrar que, além de ingerir cogumelos, também é fundamental ter uma alimentação balanceada e cultivar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas. A saúde depende de inúmeros fatores e o consumo de alimentos funcionais é apenas uma ferramenta de bem-estar.

Como preparar o cogumelo antes de consumir?

Limpeza e higiene sempre em primeiro lugar. A primeira dica é lavar o cogumelo em água corrente e secar com papel toalha. Assim ele estará apto para o consumo. No entanto, é preciso lembrar que eles são fungos e não podem ficar úmidos. Uma boa recomendação antes de comprar é verificar se eles realmente estão frescos, com um aspecto bonito e brilhante.

De acordo com a nutróloga, o ideal é consumir os cogumelos pelo menos uma vez por semana. Mas nada de comprar grandes quantidades e estocar dentro de casa. A especialista revela que o alimento precisa sempre estar fresco e novo. O prazo máximo que ele pode ficar guardado na geladeira é de aproximadamente 10 dias.

Fonte: Alto Astral 

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade