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Musculação: dicas para treinar corretamente e evitar lesões

15 abr 2019
06h49
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Casos como o do cantor e influenciador Leo Stronda, que rompeu o tendão do ombro esquerdo enquanto fazia supino, merecem atenção. Ele teve que passar por uma cirurgia no último dia 11, depois de se lesionar em um treino na academia.

A situação gera um alerta para os cuidados durante a atividade física em academias. Não é difícil constatar o exagero na carga ou erros na postura durante as ações, o que pode causar grandes problemas. Por isso, alguns cuidados são necessários.

Aquecimento

Faça um bom aquecimento. Ele prepara músculos, articulações e até o coração e o cérebro para suportar todo o esforço que está por vir. Vale até mesmo uma série para o músculo que será trabalhado, porém com carga mais leve.

Foco

Uma dica preciosa é manter o foco. Muitas pessoas treinam de forma completamente desligadas do que estão fazendo. Prestando a atenção em outras pessoas, no celular, televisão, música?

Limites

Outra: respeite os limites do seu corpo. Nada de levantar um peso maior do que suporta - normalmente, treinar com até 80% da sua carga máxima já garante bons resultados. E sempre de olho na correção dos movimentos, com a orientação de um instrutor ou personal trainer.

Muitas pessoas optam em fazer um treino em dupla. Pode ser uma boa, sim. Um parceiro de treino pode te ajudar no decorrer do levantamento de peso, seja para corrigir uma posição que esteja equivocada ou para te ajudar a colocar a barra de peso no lugar, caso você tenha dificuldades em executar o exercício.

Descanso

Durante o levantamento de peso, as fibras musculares sofrem microlesões e precisam de pelo menos 48 a 72 horas para se recuperar. Se você voltar a treinar forte antes desse período e exigir muito dos músculos, o risco de lesão é grande.

Estadão

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