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Mudanças nos horários do café da manhã e no jantar podem reduzir gordura corporal

12 set 2018
07h11
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Mudanças modestas nos horários de café da manhã e jantar podem reduzir a gordura corporal, um novo estudo piloto nos relatórios do Journal of Nutritional Sciences. Durante um estudo de 10 semanas sobre alimentação com restrição de tempo (uma forma de jejum intermitente), os pesquisadores liderados pelo Dr. Jonathan Johnston, da Universidade de Surrey, investigaram o impacto das mudanças nas refeições sobre a ingestão, composição corporal e marcadores de risco para o sangue, diabetes e doenças cardíacas. Ao contrário de estudos anteriores nesta área, os participantes não foram solicitados a manter uma dieta rigorosa e podiam comer livremente, desde que estivessem dentro de uma determinada janela alimentar. Isso ajudou os pesquisadores a avaliar se esse tipo de dieta era fácil de seguir na vida cotidiana. Os pesquisadores descobriram que aqueles que mudaram suas refeições perderam, em média, mais do que o dobro de gordura corporal que os do grupo de controle, que faziam suas refeições normalmente. Se esses dados pilotos puderem ser repetidos em estudos maiores, há potencial para que a alimentação com restrição de tempo tenha amplos benefícios à saúde.

Embora não houvesse restrições sobre o que os participantes poderiam comer, os pesquisadores descobriram que aqueles que mudaram suas refeições comeram menos alimentos em geral do que o grupo controle. Este resultado foi apoiado por respostas do questionário, que descobriram que 57% dos participantes notaram uma redução na ingestão de alimentos, quer devido à redução do apetite, diminuição das oportunidades de comer ou uma redução nos lanches (particularmente à noite). Atualmente, é incerto se o período de jejum mais longo realizado por esse grupo também contribuiu para essa redução na gordura corporal. Como parte do estudo, os pesquisadores também examinaram se as dietas de jejum são compatíveis com a vida cotidiana e compromisso de longo prazo. Quando questionados, 57% dos participantes sentiram que não poderiam ter mantido os novos tempos de refeições além das 10 semanas prescritas por causa de sua incompatibilidade com a vida familiar e social. No entanto, 43% dos participantes considerariam continuar se os horários de alimentação fossem mais flexíveis.

Embora este estudo seja pequeno, ele forneceu informações valiosas sobre como pequenas alterações nos horários das refeições podem trazer benefícios para nossos corpos. Redução na gordura corporal diminui nossas chances de desenvolver obesidade e doenças relacionadas, por isso é vital para melhorar nossa saúde geral. No entanto, como vimos com esses participantes, as dietas em jejum são difíceis de seguir e nem sempre são compatíveis com a vida familiar e social. Portanto, precisamos ter certeza de que eles são flexíveis e favoráveis ??à vida real, já que os benefícios potenciais de tais dietas são evidentes.

Referência

Antoni, R. et al. A pilot feasibility study exploring the effects of a moderate time-restricted feeding intervention on energy intake, adiposity and metabolic physiology in free-living human subjects.  Journal of Nutritional Science , 2018; 7 DOI:  10.1017/jns.2018.13

Estadão Conteúdo

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