PUBLICIDADE

Ministério da Saúde estuda inclusão de dois medicamentos com canabidiol no SUS

Avaliação deve ser feita até dezembro; Um grupo de 29 senadores manifestou apoio expresso à distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol, um dos derivados da maconha, no SUS

22 set 2020 - 19h49
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde informou ao Broadcast Político/Estadão que estuda a inclusão de dois medicamentos à base de canabidiol no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição gratuita na rede depende de aval da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A avaliação deve ser feita até dezembro.

Conforme a reportagem, um grupo de 29 senadores manifestou apoio expresso à distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol, um dos derivados da maconha, no SUS. O movimento formaliza o alinhamento a um estudo em andamento e patrocinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Ministério da Saúde estuda inclusão de dois medicamentos com canabidiol no SUS
Ministério da Saúde estuda inclusão de dois medicamentos com canabidiol no SUS
Foto: Jefferson Rudy/Agencia Senado / Estadão

O primeiro medicamento - registrado comercialmente como Mevatyl - é à base de canabidiol e analisado para tratamento sintomático da espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla, de acordo com a pasta.

"Essa demanda já esteve em pauta na 89ª reunião da Conitec, realizada em agosto. A recomendação inicial do plenário foi desfavorável à incorporação e, agora, a demanda segue para consulta pública. A previsão é que o tema seja pautado na 93ª Reunião da Comissão - que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro."

O segundo medicamento, um fitoterápico com nome comercial Canabidiol Prati-Donaduzzi, "está em fase inicial de avaliação", de acordo com nota na pasta. A previsão do ministério é que o tema passe pela primeira avaliação na comissão nos dias 1º e 2 de dezembro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade