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Menopausa e ganho de peso

12 out 2018
07h11
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As mulheres tendem a ganhar mais gordura na área abdominal durante a meia-idade do que os homens. Mesmo se você não ganhar mais quilos, você pode achar que as roupas não estão cabendo devido ao aumento da cintura. Especialistas afirmam que existem vários itens que contribuem para esse acúmulo de gordura abdominal como o fato de queimarmos menos gorduras conforme envelhecemos, ou por muitas mulheres se exercitarem menos nos seus 40/50/60 anos, ou por termos a vida mais ocupada, ou devido a queda dos níveis hormonais, ou ainda pela genética. Dependendo da mulher além da gordura abdominal ela também pode acumular mais gordura na região dos quadris.

Esses quilos extras vêm acompanhados de preocupações com relação à saúde. A gordura abdominal está relacionada com problemas cardíacos, derrame, diabetes tipo 2, hipertensão e câncer de mama e de cólon. Comer 200kcal a menos no dia a partir dos 50 anos de idade pode ajudar. Em um estudo, mulheres perderam peso na menopausa comendo uma dieta com mais nutrientes e menos calorias. Elas trocaram as bebidas ricas em açúcar, alimentos fritos, carnes, queijos amarelos e sobremesas por, peixes, frutas e vegetais. A prática regular de atividade física ajuda a aumentar o metabolismo e queimar mais as calorias ingeridas; além de ajudar o corpo a queimar a gordura mais rapidamente. Manter-se ativo adiciona massa muscular, o que também ajuda a prevenir o ganho de peso. Calorões e sono ruim podem aumentar os níveis de estresse. O estresse aumenta o acúmulo de gordura. Pergunte ao seu médico e/ou nutricionistas formas de diminuir esse estresse e atenuar os sintomas da menopausa.

Referência

http://www.webmd.com/menopause/guide/menopause-and-weight-gain?ecd=wnl_wlw_082915&ctr=wnl-wlw-082915_nsl-ld-stry_1&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Estadão

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