PUBLICIDADE

Leve seu pet para se exercitar!

Além de excelente companhia, seu animalzinho pode ser um aliado na prática de atividade física

27 dez 2020 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

O cachorro pode ser o melhor amigo da sua qualidade de vida. Aproveite os momentos que você leva seu pet para passear e gastar energia para se movimentar também! Isso fará bem para o seu corpo e para a sua mente. 

"Se você se pergunta se o seu pet, seu cachorro, seu amigo, pode melhorar seu estilo de vida e, consequentemente, sua saúde, saiba que a resposta é positiva. Diversos estudos afirmam que isso é possível", diz Marcio Atalla. 

A vida é melhor com um companheirinho 

A relação afetiva desenvolvida entre a pessoa e seu animal de estimação traz grandes benefícios emocionais e reduz o estresse, o que se reflete na saúde. "Isso tem se mostrado um poderoso aliado da longevidade", fala.   

"Existe uma pesquisa muito robusta mostrando que pessoas que possuem cachorro têm uma saúde muito melhor e menores chances de desenvolver problemas cardiovasculares", exemplifica o educador físico. 

Atalla ainda conta que, quando gravou seu documentário "Vida em Movimento", uma das entrevistadas, de Nova Iorque, havia tido câncer de mama e saía duas vezes ao dia para passear com seu cachorro. 

"Depois, ao conversar com o oncologista Paulo Hoff, ele me mostrou um estudo feito na cidade, constatando que pacientes de câncer de mama donas de cachorros apresentavam recidiva menor da doença. Em um primeiro momento, os pesquisadores achavam que isso estava ligado à parte emocional, mas, na verdade, era porque essas pessoas costumam fazer mais atividade física no seu dia a dia", relata Atalla. 

Saiba como seu pet pode te ajudar a se exercitar

Pesquisas constataram que os tutores de cachorro acabam se movimentando mais, por conta da rotina que o cuidado do animal exige, brincar, passear, ir a parques etc. 

Os inúmeros benefícios que a caminhada traz para a saúde do organismo são amplamente conhecidos. Andar ajuda a queimar a gordura corporal, melhora o sistema cardiovascular e é uma ótima maneira de distrair a mente das questões cotidianas, ainda mais quando a atividade é feita ao ar livre. Passear com seu amigo é uma boa "desculpa" para incluir esse exercício na sua rotina. 

"O tipo de atividade física irá depender das necessidades do animal, mas é importante lembrar que o cachorro, com os seres humanos, precisam de uma dose diária de movimento. Se fizermos essa combinação é um ganha-ganha. Essa relação tem tudo para ter regularidade e dar certo" declara Atalla. 

Foto: Marcio Atalla
Leve seu pet para se exercitar!:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade