PUBLICIDADE

Chinês recupera visão após transplante de córnea de porco

Rapaz de 14 anos tinha perdido quase toda a visão do olho direito após acidente com fogos de artifício

11 mar 2016 - 07h36
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Um adolescente chinês recuperou a visão após passar por um transplante de córnea procedente de um porco, na província de Cantão, informou nesta sexta-feira (11) o jornal local Southern Metropolis Daily.

Foto: iStock

A Universidade Zhongshan, de Cantão, realizou em fevereiro a intervenção nada habitual, na qual os médicos, perante a escassez de córneas humanas na China, decidiram obter de um porco a parte que forma a camada externa do olho.

O jovem, de 14 anos e natural da vizinha província de Jiangxi, tinha perdido quase toda a visão do olho direito após ficar ferido por fogos de artifício no início de ano.

Uma semana depois da operação, o paciente começou a recuperar a visão. Os médicos esperam que continue melhorando caso siga o tratamento prescrito.

Apesar de ter crescido o número de doadores na China para 2.766 em 2015, um número recorde que coincidiu com a proibição do uso de órgãos de prisioneiros executados, o gigante asiático sofre com um enorme déficit, já que estima-se que isso só cubra 1% da demanda de transplantes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade