0

Jogo de computador pode ajudar a combater a depressão em adolescentes

Jogar um game de computador em 3D pode ser eficaz no tratamento dos jovens com depressão, sugeriu uma nova pesquisa. As informações são do Daily Mail.

O estudo, publicado no British Medical Journal, constatou que muitos adolescentes são avessos a procurar ajuda para problemas de saúde mental. Para resolver esse problema, os pesquisadores desenvolveram um jogo de fantasia interativo chamado Sparx, que vê como cada jogador escolhe um avatar e, em seguida, enfrenta os desafios para restaurar o equilíbrio em um mundo virtual dominado por mosquitos.

Eles descobriram que o jogo de autoajuda, que utiliza técnicas de terapia comportamental cognitiva para ajudar os usuários, teve grandes benefício assim como os tratamentos mais tradicionais, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade em pelo menos 1/3.

Ao todo, 187 jovens foram estudados na Nova Zelândia e grande parte se recuperou completamente jogando o game. Um total de 44% daqueles que completaram pelo menos quatro dos sete módulos em Sparx se recuperaram. Os autores do estudo, que se baseiam na University of Auckland e na University of Otago disseram que Sparx é um "recurso efetivo para ajudar adolescentes com depressão em cuidados de saúde primários". Eles acrescentaram: "o uso do programa resultou em uma redução clinicamente significativa na depressão, desesperança, ansiedade e uma melhoria na qualidade de vida."

Segundo estudo, jogo de fantasia interativo é eficaz em tratamento
Segundo estudo, jogo de fantasia interativo é eficaz em tratamento
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade