PUBLICIDADE

Croácia, Espanha, Áustria e Suíça confirmam casos de coronavírus

Hotel nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, foi colocado em quarentena após um caso ser testado positivo

25 fev 2020 - 14h07
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - Enquanto a Itália continua registrando um aumento do número de casos de pessoas infectadas e de mortos em decorrência do novo coronavírus, outros países vizinhos registraram nesta terça-feira, 25, seus primeiros casos, indicando que viajantes estão carregando o vírus para outras partes da europa. Pelo menos dois hotéis, um nas Ilhas Canárias e outro na Áustria, foram colocados em quarentena.

Em apenas 24 horas, o número de casos na Itália cresceu 45%, chegando a 322. Onze pessoas morreram - todos idosos. Apesar de a maior parte dos casos ainda estar na região norte do país, em especial na Lombardia, nesta terça foram identificadas três pessoas contaminadas na Sicília (no sul do país), duas na Toscana e uma na Ligúria. Áustria, Croácia e Suíça informaram seus primeiros casos - todos de pessoas que tinham viajado recentemente para a Itália -, e a Espanha registrou três novos casos.

Um hotel em Tenerife, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, foi colocado em quarentena após um médico e sua mulher que estavam hospedados no local terem sido testados positivamente para o coronavírus. Eles são da região norte da Itália, que concentra a maior parte dos 322 casos confirmados no país.

Cerca de mil turistas hospedados no H10 Adeje Palace foram impedidos de deixar o local, de acordo com oficiais locais. Uma hóspede descreveu que ela e sua família estavam se sentido como "macacos em uma jaula". O outro caso espanhol foi dectado em Barcelona - uma mulher que tinha estado na Lombardia alguns dias antes.

As Ilhas Canárias, um arquipélago a 100 quilômetros da costa oeste da África, são um popular destino turístico para europeus durante todo o ano. Muitos italianos estão passando as férias de meio de inverno no local.

Um outro hotel foi colocado em quarentena na cidade turística de Innsbruck, na Áustria, onde trabalha uma recepcionista italiana que foi contaminada com o vírus. Ela e seu marido, também italiano, foram colocados em quarentena em um hospital da cidade, onde foram diagnosticados. Eles tinham viajado na sexta-feira, de carro, da Lombardia para a Áustria.

Segundo a mídia local, ela trabalha no Gran Hotel Europa, que tem 108 quartos, no centro da cidade. Ninguém pode sair ou entrar até que as autoridades possam checar com quem eles estiveram em contato.

Enquanto afirma ter controle da situação, o governo brasileiro anunciou ontem que vai monitorar passageiros vindos da Itália, mas também da França e Alemanha que apresentem sintomas.

O ministro das relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou ontem ao Estado que o País acompanha a situação na Itália e seguirá as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade