PUBLICIDADE

Hormônio associado com problemas cardíacos também pode aumentar o risco de diabetes

24 set 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Dr. Joshua J. Joseph, endocrinologista do Centro Médico Wexner, de Ohio, disse que os pesquisadores sabem há algum tempo que a aldosterona, um hormônio produzido pela glândula supra-renal, aumenta a pressão sanguínea. Pesquisas anteriores associaram a aldosterona a um risco aumentado de problemas cardíacos em pessoas que sofrem de estresse crônico. Excesso de aldosterona no sangue - chamado hiperaldosteronismo - está associado a condições como insuficiência cardíaca congestiva, cirrose e algumas doenças renais. Mas apenas recentemente pesquisadores descobriram que esse hormônio também aumenta a resistência à insulina no músculo e prejudica a secreção de insulina do pâncreas. A insulina é o hormônio responsável pela redução da glicose no sangue, abrindo portas nos vasos sanguíneos para permitir a liberação de glicose no sangue e nos órgãos, onde a glicose pode ser usada para a produção de energia. As duas principais causas do diabetes tipo 2 são a incapacidade de utilizar a resistência à insulina ou a secreção deficiente de insulina do pâncreas.

Ao testar amostras de sangue para os níveis de aldosterona, Joseph e sua equipe descobriram que as pessoas com níveis mais altos do hormônio tinham duas vezes mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com os participantes com níveis mais baixos de aldosterona. Os pesquisadores também descobriram que o impacto da aldosterona era maior em certos grupos étnicos, ou seja, afro-americanos e chineses americanos, que tinham um risco três a dez vezes maior de desenvolver diabetes se tivessem níveis mais elevados de aldosterona. Essas populações também são grupos com maior probabilidade de ter diabetes não diagnosticada.

 

Referência

 

Joseph, J. J. ET al. Renin?Angiotensin?Aldosterone System, Glucose Metabolism and Incident Type 2 Diabetes Mellitus: MESA . JAHA, v. 7, n.17, September 4, 2018.

Kubzansky, L. D.; Adler, G, K. Aldosterone: A forgotten mediator of the relationship between psychological stress and heart disease. Neurosci Biobehav Rev. 2010 Jan; 34(1): 80â??86.

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade