Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hérnia de disco: o que é o problema de saúde que afetou Tiago Iorc?

13 out 2025 - 15h36
(atualizado em 14/10/2025 às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Tiago Iorc está internado para tratar uma hérnia de disco
Tiago Iorc está internado para tratar uma hérnia de disco
Foto: Reprodução/Instagram

Aos 39 anos, Tiago Iorc foi internado e precisou realizar um procedimento na coluna para amenizar as dores provocada pela hérnia de disco. Neste domingo, 12, o cantor atualizou seu estado de saúde aos seguidores no Instagram e contou que está bem.

"Tive que ser internado às pressas por conta de uma crise de hérnia de disco na cervical, causada por diferentes fatores, como a falta de fortalecimento e movimento, e a má postura ao longo dos anos... por ser alto, por tocar violão, por ficar muito tempo no celular (nosso mal contemporâneo)... basicamente, por eu ficar com a cabeça baixa e o pescoço curvado por muito tempo", iniciou ele.

De forma bem simplificada, Iorc explicou que entre cada uma de nossas vértebras existem discos que funcionam como "amortecedores". "Esse amortecimento é o que tira o atrito direto de uma vértebra com a outra. Diferentes causas podem causar com que esses discos sejam esmagados pelas vértebras e isso faz com que elas causem um herniamento, uma protrusão. Esse volume extra acaba invadindo o espaço de nervos que passam e se ramificam a partir da coluna, e é esse esmagamento que causa dor, além de outros sintomas", detalhou.

O artista ainda contou que teve uma crise parecida uns quatro anos atrás e foi até lhe sugerido uma cirurgia na ocasião, mas felizmente conseguiu contornar com tratamentos menos invasivos como osteopatia, fisioterapia, pilates.

"Com o tempo, fui me desleixando desses cuidados e caí na armadilha de achar que, por eu não estar sentindo dor, estava tudo bem. Mas esses erros posturais são cumulativos, e uma hora a conta chega. E chegou ontem, sem dó", complementou. 

Por ser uma dor muito desconcertante, que o impedia de achar posição para dormir, e por ter compromissos de trabalho e viagens importantes, os médicos recomendaram que ele fizesse um procedimento de bloqueio do processo inflamatório com injeções nas áreas afetadas da coluna.

 O que é hérnia de disco?

Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista de coluna, explica que a hérnia de disco é uma condição médica que ocorre quando parte de um disco intervertebral (estrutura localizada entre as vértebras da coluna) se desloca para fora de sua posição normal, pressionando as raízes nervosas ou a medula espinhal.

"Os principais sintomas incluem dor nas costas, que pode irradiar para outras áreas do corpo como braços ou pernas, dependendo da localização da hérnia. Além disso, pode ocorrer formigamento, fraqueza ou perda de sensibilidade nas áreas afetadas", diz.

Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como envelhecimento, desgaste natural, levantamento de peso inadequado, postura incorreta, fatores genéticos, dentre outros. 

"O tratamento varia de acordo com a gravidade e os sintomas de cada caso. Pode incluir repouso, fisioterapia, medicamentos para dor e inflamação, e em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos.

Hoje, a cirurgia minimamente invasiva de coluna para hérnia de disco, conhecida como Endoscopia de Coluna, é um procedimento avançado que oferece uma alternativa menos agressiva às técnicas cirúrgicas tradicionais", explica o médico.

Nesse procedimento, o cirurgião faz uma pequena incisão na pele sobre a coluna vertebral. Utilizando instrumentos especializados e guiado por técnicas de imagem, ele remove apenas a parte do disco intervertebral que está herniada e comprimindo a raiz nervosa. "Essa abordagem minimiza o trauma nos tecidos moles circundantes, resultando em menos dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida.

Esse tipo de procedimento é levado em consideração quando o tratamento não cirúrgico (como medicação, fisioterapia e injeções) não alivia os sintomas", complementa.

A cirurgia é indicada em casos de dor severa, fraqueza muscular ou alterações na função do nervo causadas pela sua compressão devido à hérnia. "Também pode ser necessária se ela estiver causando problemas neurológicos significativos, como alterações na função da bexiga ou do intestino, por exemplo. 

Vale ressaltar, porém, que a cirurgia é indicada para aqueles pacientes que não responderam ao tratamento conservador. É importante consultar um especialista para um diagnóstico e tratamento adequados".

Como prevenir a hérnia de disco?

Com relação à prevenção, adotando hábitos saudáveis, tais como a prática constante de atividades físicas, exercícios de fortalecimento para a região, uma alimentação equilibrada, peso controlado, diminuição do estresse, noites de sono de qualidade, cuidados e atenção com a postura e o não tabagismo podem minimizar o desgaste e manter a coluna mais saudável.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade