PUBLICIDADE

Gripe é mais comum no inverno? Mito ou Verdade?

A Dra. Luciana de Campos, infectologista ressalta os motivos que levam a gripe surgir nessa época do ano

22 jun 2021 14h05
ver comentários
Publicidade
Gripe é uma infecção de vias aéreas causada pelo vírus da influenza
Gripe é uma infecção de vias aéreas causada pelo vírus da influenza
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Basta chegar o inverno que muitas pessoas sentem a mudança do tempo. Coceira no nariz, coriza, espirros contínuos e sensação de cansaço são alguns dos sintomas que se manifestam quando a gripe surge, o que precisa ficar atento ao nível dessa infecção viral nos pulmões muito comum nessa época do ano.

De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou que a  gripe atinge cerca de 3,5 milhões de indivíduos nesse período do ano. Os mais afetados são as crianças, idosos, portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos.

Para esclarecer os mitos e verdades dessa infecção o SD conversou com a Dra. Luciana Rodrigues Pires de Campos, infectologista do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica.

É verdade que a gripe é mais comum no inverno?

A gripe é uma infecção de vias aéreas causada pelo vírus da influenza. Este vírus pode circular durante o ano todo. Porém, a gripe é mais comum no inverno por conta das temperaturas mais baixas e ar seco, propiciando uma sobrevida maior do vírus.

O que faz a gripe surgir no organismo?

A gripe não surge no organismo. É necessário que você tenha contato com alguma pessoa infectada pelo vírus da influenza para se infectar. Normalmente, a transmissão se faz por meio de gotículas.

Quais são as diferenças entre gripe e resfriado?

Gripe é uma infecção de vias aéreas causada pelo vírus da influenza (existem vários tipos: A, B, C) e que normalmente cursa com febre, mal-estar, dor no corpo, tosse, coriza. Já resfriado pode ser causado por outros tipos de vírus respiratórios e costuma ter uma apresentação bem mais leve.

Quais são os sintomas da gripe?

A gripe causa febre, dor no corpo, prostração, dor de cabeça, tosse, nariz entupido. Normalmente, é auto-limitada e tem duração de 4 a 5 dias.

Qual a faixa etária que ela mais atinge?

O vírus da influenza pode atingir qualquer faixa etária, porém sua gravidade pode ser maior em extremos de idade (crianças pequenas e idosos), pessoas com comorbidades (cardiopatas, pneumopatas) e gestantes.

Como é possível evitar a gripe além da vacina?

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a gripe. Como é uma doença de transmissão por gotículas (e também contato), o importante é higienizar sempre as mãos (principalmente após toque de superfícies de alto contato); quando tossir, cobrir a boca (mas não utilize a palma da mão); evite aglomerações (principalmente se você estiver doente).

Quais os medicamentos para gripe?

Normalmente, é feita prescrição de medicamentos sintomáticos (ou seja, remédios que tratam de sintomas da gripe): antitérmicos e analgésicos. São orientados repouso e hidratação. Além disso, é sempre importante orientar o paciente a buscar assistência médica em caso de surgimento de fatores de gravidade: falta de ar, persistência da febre (mais de 5 dias), confusão mental em idosos.

Consultoria: Dra. Luciana Rodrigues Pires de Campos, infectologista do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica. 

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade