3 eventos ao vivo

Falta de vitamina D + gengivite = maior risco de diabetes

18 set 2018
07h11
  • separator
  • comentários

Coma saudável, faça exercícios, limite o consumo de álcool e alimentos processados, não fume, mantenha a pressão arterial sob controle. Existem muitas maneiras de reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Mas pode haver outra maneira em breve: Aumentar os níveis de vitamina D e prevenir doenças na gengiva. Os pesquisadores ainda não sabem ao certo como a vitamina D, a doença da gengiva e o diabetes tipo 2 estão conectados, mas vários estudos concluíram que parece haver uma conexão. A periodontite é uma condição inflamatória crônica causada por micróbios orais que, se não tratada, afeta os tecidos de sustentação dos dentes e, com o tempo, pode levar à perda óssea. A vitamina D não é importante apenas para a saúde dos ossos, mas pesquisas mostram que ela pode ter efeitos antiinflamatórios e/ou antimicrobianos.

A pesquisa atual sobre apenas vitamina D-3 ou D na redução do risco de diabetes é conflitante, e se a suplementação de vitamina D pode reduzir o risco de diabetes em indivíduos de alto risco ainda está para ser confirmada. A vitamina D não pode reverter o diabetes, uma vez que a diabetes tipo 2 se desenvolveu. A fisiopatologia do diabetes tipo 2 é complexa.

 

Referência

 

Zuk, A.M. et al. Joint effects of serum vitamin D insufficiency and periodontitis on insulin resistance, pre-diabetes, and type 2 diabetes: results from the National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2009â??2010. BMJ Open Diabetes Research & Care, v.6, n.1, July, 2018.

 

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade