PUBLICIDADE

Falta de higiene bucal pode agravar sintomas da Covid-19, diz estudo

Pesquisadores indicam que indivíduos com doença periodontal possuem mais chance de desenvolver a forma grave da doença. Higiene bucal é fundamental

20 jan 2022 08h02
| atualizado às 11h38
ver comentários
Publicidade
Saiba como cuidar corretamente da sua higiene bucal
Saiba como cuidar corretamente da sua higiene bucal
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Manter uma boa higiene bucal é um dos princípios básicos de saúde, que todas as pessoas deveriam seguir. Afinal, essa região do corpo é responsável pelo primeiro contato com todos os alimentos que ingerimos. Sem falar que as mucosas presentes na boca também vivem em contato direto com o mundo externo.

Por todas essas características, ter uma boa higiene bucal é fundamental para o bem-estar completo do organismo. Acumular dejetos e impurezas nessa parte do corpo pode desencadear inúmeras doenças periodontais, como gengivite e periodontite. Além disso, caso você seja infectado pelo coronavírus e possua alguma dessas enfermidades bucais, suas chances de desenvolver a forma grave da doença aumentam.

Ao menos é o que indica um estudo científico publicado pelo Journal of Clinical Periodontology. "Qualquer doença que acomete a boca gera riscos para todo o organismo porque essas doenças podem ter envolvimento de bactérias, fungos e até mesmo vírus", conta a cirurgiã-dentista e coordenadora do curso de odontologia da Faculdade Pitágoras, Carolina Lage.

Para a especialista o estudo realmente faz sentido e, por isso, é melhor manter todos os cuidados com a higiene bucal em dia. "Pessoas com doenças periodontais, caso contaminadas pela Covid-19, correm um risco de três à quatro vezes maior de desenvolver casos graves. Importante ressaltar que a doença periodontal não causa Covid-19, mas pode agravar o quadro se a pessoa for infectada pelo vírus", completa a dentista.

Recomendações para manter a higiene bucal adequada

Mas, se você apenas escova os dentes de duas a três vezes por dia e acha que já está cuidando corretamente da saúde bucal, é melhor ficar atento. Além desse cuidado existem várias outras atitudes necessárias para evitar o aparecimento de doenças periodontais.

"Usar fio dental e visitar regularmente o cirurgião-dentista são cuidados fundamentais para manter a saúde bucal. Mesmo em tempo de pandemia é importante manter as visitas regulares ao dentista", explica a especialista.

E se você teve Covid-19, o ideal é trocar a escova após a recuperação. "Toda vez que temos qualquer tipo de doença respiratória ou que tenha envolvimento de vírus ou bactérias, eles podem ficar alojados na escova de dente. Ela é um local úmido que permite a fácil proliferação de fungos e bactérias. Se você não trocar a escova, o vírus pode ficar armazenado nela e corre o risco de ter uma reinfecção", alerta a dentista.

"Infecções da cavidade bucal podem cair na corrente sanguínea. Além disso, a cavidade bucal tem íntima relação com outras estruturas corporais como a cavidade nasal e fossa craniana. Ela também se comunica com os tratos digestório e respiratório e, ainda, com o coração por meio das veias e artérias. Toda e qualquer alteração na saúde bucal pode desencadear problemas sistêmicos. Manter a saúde bucal é imprescindível", finaliza Caroline.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade