0

Especiarias e menor risco de morte

12 out 2018
07h11
  • separator
  • comentários

Um estudo recente sugere que pessoas que comem mais alimentos picantes podem ter também um menos risco de morte prematura. Os dados são muito simples, se você come mais alimentos picantes é melhor para a sua saúde e diminui o seu risco de mortalidade, especialmente aqueles relacionados ao câncer e doenças cardíacas. No entanto, os autores ressaltam que o estudo não foi capaz de mostrar uma relação de causa e efeito direta ente o consumo de alimentos picantes e a menor mortalidade. Eles puderam achar somente uma associação entre esses fatores.

O estudo foi realizado entre 2004-2008 através da análise de pesquisas dietéticas e histórico clínico entre 199.000 homens e 288.000 mulheres de 10 diferentes regiões da China. Os participantes tinham entre 30 e 79 anos de idade. Os pesquisadores encontraram que comer alimentos com especiarias frescas pelo menos um ou duas vezes na semana foi associado com uma queda de 10% no risco de morte geral durante o estudo, quando comparado com comer menos de uma vez por semana desses alimentos. Comer alimentos picantes entre três e sete vezes na semana parece diminuir a mortalidade em até 14%.

As pimentas frescas estão entre as especiarias mais utilizadas e foram associadas com um menor risco de morte por câncer, doença cardíaca e diabetes tipo 2. Isso pode ser decorrente dos componentes encontrados em especiarias frescas que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol, manter a microbiota intestinal saudável, controlar a inflamação e reduzir o estresse oxidativo.  A capsaicina presente nas pimentas é conhecida por combater a inflamação. Além disso, as pimentas são boas fontes de vitamina C, a qual é um agente anti-cancerígeno em potencial. Estudos anteriores também sugerem que outras especiarias, como o alho e o açafrão, são protetores contra o câncer e benéficos na diminuição do colesterol e da pressão arterial.

Referência

http://www.webmd.com/diet/20150804/spicing-up-your-meals-might-extend-your-life?ecd=wnl_din_082215&ctr=wnl-din-082215_nsl-promo_1&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade