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Entenda por que o ovo é um aliado da boa alimentação

10 jan 2019
07h11
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Com 1.001 utilidades, o ovo é um dos alimentos mais completos para a saúde. Chamado de funcional, pois além dos nutrientes encontrados, ele apresenta efeitos benéficos ao organismo.  Tem em sua composição proteínas de alto valor biológico formadas por aminoácidos essenciais, que o organismo não produz naturalmente.

O ovo pode substituir a carne como fonte de proteína. Além disso, é um alimento com ação antioxidante capaz de combater a excessiva formação de radicais livres. Na sua composição há importantes vitaminas, minerais e caroteinoides (responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais), que o tornam um alimento realmente significativo. 

Gema e clara

A gema, por exemplo, é uma das partes mais ricas em nutrientes do ovo, onde se concentram boa parte das vitaminas e minerais. Rica em ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, sendo aliada no combate à anemia.  Já a clara, por sua vez, tem albumina, proteína que possui alto valor biológico, ou seja, é altamente absorvida pelo organismo, ajudando assim na construção e na reparação da massa muscular.

Há diversos modos de preparo do ovo. Confira alguns exemplos:

Estrelado

É a técnica de fritar ovo sem gordura, em uma frigideira antiaderente. Tampando a frigideira e cozinhando em fogo baixo, a clara fica macia e ligeiramente dourada, e a gema fica molinha.

Frito

Clássico, é frito com óleo na frigideira. A clara fica bem crocante e a gema macia. Tome cuidado para não queimar o ovo. E não exagere no consumo de frituras.

Mexido

Os ovos são batidos, temperados e depois salteados na frigideira. É importante sempre mexer durante o preparo. Ovos mexidos para serem bons precisam estar cremosos e leves.

Cozido

É importante que o cozimento sempre comece à temperatura ambiente (ou então com água gelada na panela, se os ovos estiverem na geladeira). Para fazer ovos moles, cozinhe por até 4 minutos contando a partir da fervura; já para ovos duros, cronometre 10 minutos. 

Poché

É o cozimento de um ovo inteiro sem casca em água, deixando-o com textura e sabor bem delicados. O segredo: adicionar vinagre ou suco de limão à água do cozimento e colocar o ovo com bastante cuidado, cozinhando por até 5 minutos.

Benedict

É um ovo poché coberto com molho holandês e uma fatia de lombo canadense e pão de forma tostado. Típico dos brunchs americanos.

Estadão
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