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É seguro para diabéticos comer doces?

28 set 2018
07h11
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Há um equívoco popular de que diabéticos devem evitar todos os doces e alimentos açucarados. Monitorar cuidadosamente os carboidratos e açúcares que uma pessoa ingere é vital por causa do impacto que ela pode ter nos níveis de glicose no sangue ou açúcar. No entanto, ainda é possível comer doces ou alimentos açucarados, desde que faça parte de um plano de dieta saudável. A quantidade de carboidratos e açúcares que um diabético pode comer depende de fatores, incluindo: seus níveis de atividade física, se estão tentando perder peso ou manter um peso saudável e se estão tentando reduzir os níveis de glicose no sangue. Diabéticos ainda podem consumir doces, chocolate ou outros alimentos açucarados contanto que sejam consumidos como parte de um plano alimentar saudável ou combinado com exercícios.

Ao escolher qualquer alimento, é essencial para um diabético entender como isso pode afetar seus níveis de glicose no sangue. Saber ler os rótulos nutricionais nas embalagens de alimentos pode facilitar isso. Muitos alimentos alegam estar "sem açúcar" ou "sem adição de açúcar". No entanto, esses alimentos ainda podem conter calorias e tipos de carboidratos que podem afetar os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa. Existem mais de 60 nomes diferentes para o açúcar adicionado na lista de ingredientes dos rótulos dos alimentos. Alguns nomes comuns incluem: sacarose, também conhecido como açúcar de mesa, xarope de milho rico em frutose, xarope de milho, xarope de arroz integral, néctar de agave, mel, xarope de bordo, maltose, dextrose, xarope de malte, glicose, maltodextrina, malte de cevada e açúcar de beterraba.

Quando uma pessoa come, seu sistema digestivo decompõe os carboidratos da comida em glicose, que é um açúcar simples. O corpo então absorve essa glicose na corrente sanguínea. A glicose é a principal fonte de energia do corpo. Um hormônio chamado insulina diz às células do corpo para absorver a glicose do sangue. Pessoas com diabetes ou não produzem insulina suficiente ou suas células não respondem adequadamente ao hormônio. Isso faz com que os níveis de glicose no sangue se tornem muito altos. Os açúcares simples tendem a elevar os níveis de glicose no sangue mais rapidamente e mais alto do que os carboidratos complexos, como o trigo integral e a aveia.

Estadão

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