5 eventos ao vivo

É perigoso fazer atividade física tendo Osteoporose?

Diferente do que muitas pessoas pensam, a resposta é NÃO! E aqui eu explico quais as melhores atividades que você pode fazer nesse caso.

6 abr 2021
08h40
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O que é Osteoporose?

Trata-se de uma condição em que os ossos do nosso corpo perdem força e se tornam mais finos.

À medida em que envelhecemos, as células ósseas passam por um processo de reabsorção de si mesmas e formação de novas - conhecido como remodelação. No caso de pessoas com Osteoporose, há um desregulamento dessa função, fazendo com que a etapa de reabsorção seja maior e mais rápida do que a de formação.

Isso acarreta em fraturas e dificuldades de atividades normais do dia-a-dia, majoritariamente em mulheres acima de 40 anos.

Mas então, o que podemos fazer para evitar/tratar este mal?

osteoporose
osteoporose
Foto: Marcio Atalla

Como faz, Marcio?

O bom consumo de cálcio e vitamina D deve ser considerado, com certeza, e principalmente ter acompanhamento médico para saber a necessidade de algum suplemento alimentar e medicamentos.

Mas vamos falar em exercícios:

Qualquer exercício que tenha um impacto em cima dos ossos são os mais indicados para aumento da massa óssea. Alguns exemplos são caminhadas, corridas leves, danças e musculação, além também daquelas plataformas vibratórias e treinos de eletroestimulação de corpo inteiro.

Atividades como a hidroginástica, que não possuem grande impacto sobre os ossos, não são tão recomendados para casos de Osteoporose!

O importante é ter esse impacto para auxiliar o seu corpo na produção de massa óssea.

Foto: Marcio Atalla
Marcio Atalla Marcio Atalla
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade